Gastronomia Regional:
A presença do bauru à moda caxiense
Palabras clave:
Gastronomia, Cultura Italiana, Práticas Culturais, Prato BauruResumen
A cidade de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grade do Sul [Brasil], destaca-se pela cultura marcada por sua formação histórica, que remonta à imigração italiana no Sul do Brasil na segunda metade do século XIX. O presente estudo traz para a discussão o como que a cidade, que construiu sua identidade culinária a partir de herança cultural itálica, recebe um restaurante que oferece como prato destaque o denominado “Bauru à Moda Caxiense”, cujos ingredientes reúnem, além do pão, cortes de filé mignon, queijo e presunto, molho de tomate e, na sua finalização, molho verde, preparado com ervas frescas. A trajetória do restaurante, inserido na oferta gastronômica local pela habilidade de seu idealizador, é reconstruída na presente pesquisa tendo como metodologia a História Oral. Os resultados do estudo evidenciam o resgate do processo bem-sucedido de inclusão do referido Bauru como um prato marca da cidade, inclusive na oferta turística. O estudo mostra a sustentação de hábitos de herança itálica que a cidade preserva, mas também a força de novas ofertas culinárias, com igual destaque na localidade, trazendo para análise a importância da inovação das tradições locais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).