Estudo da capacidade de carga na trilha do Traíras na Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável Legado Verdes do Cerrado, Niquelândia, Goiás: uma adaptação a partir do método de Cifuentes
Palabras clave:
Turismo, Ecoturismo, Unidade de Conservação, Bioma Cerrado, Niquelândia, Góias [Brasil]Resumen
De acordo com o método elaborado por Cifuentes (1992), este trabalho mensura a Capacidade de Carga Efetiva (CCE) da trilha ecológica do rio Traíras, estabelecida na reserva particular de desenvolvimento sustentável Legado Verdes do Cerrado, no município de Niquelândia – GO. Localizada a 366 km da capital Goiânia a trilha possui biodiversidade de fauna e flora nativa do cerrado em estado de conservação desde o ano de 1947. A partir da quantificação do fluxo diário e anual de turistas observou-se que a Capacidade de Manejo do local obteve o valor de 47,9%, muito abaixo do valor ideal que é de 75% (Arias, 1999). Após constatações desta pesquisa sugere-se, ao final do trabalho, Fatores de Correções Ambientais, Sociais e Físicos seguidos de uma proposta de Capacidade de Manejo, de Planejamento e Gestão Ambiental a fim de minimizar futuras interferências antrópicas provocadas pelas atividades relacionadas ao ecoturismo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).