Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e relação com as pesquisas de Turismo:
Revisão da Literatura em periódicos no Brasil
Palabras clave:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Turismo sustentável, Impactos do turismo, Pesquisa científica em turismo, BibliometriaResumen
As Nações Unidas estabeleceram compromissos com países através dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O turismo é mencionado explicitamente em quatro passagens da Agenda 2030, mas não em posição central. O objetivo deste artigo é identificar a presença explícita ou implícita dos ODS nas pesquisas publicadas em periódicos científicos de turismo no Brasil; em especial, busca-se identificar os ODS mais frequentes. Identificou-se as características principais das relações construídas, as lacunas de pesquisa e as áreas com maior concentração de conhecimento. Realizou-se análise bibliométrica dos artigos publicados nos quatro principais periódicos brasileiros de turismo entre 2018 e abril de 2021; os objetivos dos artigos foram classificados pelas relações com os ODS por meio da análise de conteúdo por julgamentos independentes. Entre os 396 artigos analisados, 43% têm relação com um ou mais ODS, principalmente com: 8 (19%); 12 (14%); 16 (7%); 11 (5%); 14 e 15 (3%). O trabalho contribui para reconhecer os ODS como critério de classificação e sugerir direções para pesquisas futuras.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).