Promoção Turística de Restaurantes em Comunidades Tradicionais via Instagram: Representações Visuais da Hospitalidade e da Gastronomia em Tempos de Covid-19 / Tourism Promotion of Restaurants in Traditional Communities via Instagram: Visual Representations of Hospitality and Gastronomy in Times of Covid-19

Autores/as

  • Ruan Tavares Ribeiro Universidade Federal do Maranhão
  • Eriberto do Nascimento Sousa Universidade de São Paulo
  • Mônica de Nazaré Ferreira de Araújo Universidade Federal do Maranhão
  • Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse Universidade Anhembi Morumbi
  • Elizabeth Kyoko Wada Universidade Anhembi Morumbi

Palabras clave:

Hospitalidade, Hospitality, Culinária, Culinary, Tecnologias da Comunicação e Informação, Communication and Information Technologies, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Lençóis Maranhenses National Park, Maranhão, Brasil, Brazil.

Resumen

A Internet e as novas mídias romperam barreiras geográficas, facilitando o acesso a informações, o compartilhamento no meio digital globalizado e a promoção de negócios, mesmo a comunidades tradicionais, em localização remota. Neste artigo, objetiva-se analisar como restaurantes de moradores de uma comunidade tradicional no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses se promovem, via Instagram, com ênfase nas representações visuais da gastronomia e da hospitalidade. Por meio da abordagem indutiva de uma análise de conteúdo de dados visuais, encontraram-se três categorias analíticas: <restaurante>, <comunidade tradicional> e <outras paisagens do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses>. As representações visuais da hospitalidade tratam, sobremaneira, dos tempos sociais do <alimentar> e do <entreter, com ênfase na estrutura disponibilizada aos visitantes pela gestão dos restaurantes. As representações visuais da gastronomia, por sua vez, ocupam um lugar periférico por conta do baixo número de publicações. Conclui-se que o Instagram é uma ferramenta de empoderamento da comunidade, na projeção de sua própria versão do Parque Nacional. Portanto, essa rede social vai além da promoção de serviços turísticos.

PALAVRAS-CHAVE

Hospitalidade; Culinária; Tecnologias da Comunicação e Informação; Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses; Maranhão, Brasil.

 

ABSTRACT

The Internet and new media have broken geographic barriers, facilitating the access of more distant communities to information in the globalized digital environment and facilitating the promotion of businesses in communities. In this article we aim to analyze how restaurants owned by residents of a traditional community in the Lençóis Maranhenses National Park are promoted via Instagram, with an emphasis on visual representations of gastronomy and hospitality. Through and inductive approach of a visual content analysis, three analytical categories were identified: <restaurant>, <traditional community> and <other landscapes of the Lençóis Maranhenses National Park>. Based on these three categories, the visual representations of hospitality refer to the social times of <feeding, providing food and drink> and <entertainment>, with emphasis on the structure restaurants offer to visitors. The visual representations of gastronomy, in turn, occupy a peripheral place due to the low number of publications. It is concluded that Instagram is a community empowerment tool in the projection of its own version of the national park. Therefore, this social network goes beyond the promotion of tourist services.

KEYWORDS

Hospitality; Culinary; Communication and Information Technologies; Lençóis Maranhenses National Park; Maranhão, Brazil.

AUTORIA

Ruan Tavares Ribeiro – Mestre. Professor na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.  Currículo: http://lattes.cnpq.br/8399583810662547. E-mail: ruantavaresufma@gmail.com

Eriberto do Nascimento Sousa – Mestre. Doutorando em Turismo, Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.  Currículo: http://lattes.cnpq.br/3010880844478948. E-mail: eriberto.nasc@hotmail.com

Mônica de Nazaré Ferreira de Araújo – Doutora. Professora na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9650733523825165. E-mail: monica.nazare@ufma.br

Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse – Doutora. Professora na Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo-SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6807582118593348. E-mail: mariegimenes@gmail.com

Elizabeth Kyoko Wada – Doutora. Professora na Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo-SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4904816535433696. E-mail: elwada@anhembi.br

 

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Publicado

2022-04-25

Cómo citar

Ribeiro, R. T., Sousa, E. do N., Araújo, M. de N. F. de, Minasse, M. H. S. G. G., & Wada, E. K. (2022). Promoção Turística de Restaurantes em Comunidades Tradicionais via Instagram: Representações Visuais da Hospitalidade e da Gastronomia em Tempos de Covid-19 / Tourism Promotion of Restaurants in Traditional Communities via Instagram: Visual Representations of Hospitality and Gastronomy in Times of Covid-19. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 14(2). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/10430

Número

Sección

Dossie Hospitalidade