Hospitalidade e Varejo: Um Ensaio Teórico / Hospitality and Retail: A Theoretical Essay
Keywords:
Turismo, Tourism, Hospitalidade, Hospitality, Serviços, Service, Varejo, Retail.Abstract
Em estabelecimentos comerciais como meios de hospedagem, restaurantes, bares e lojas, onde acontece prestação de serviço, observa-se o distanciamento nas relações sociais estabelecidas entre clientes e anfitriões, por conta dos avanços tecnológicos e mudanças comportamentais. A discussão sobre a hospitalidade em atividades comerciais aparece como oportunidade de reconstrução dessa interação. Este ensaio tem como objetivo discutir teoricamente o conceito <Hospitalidade> no contexto dos diversos estabelecimentos de varejo de serviços. A partir de pesquisa bibliográfica, envolvendo livros de referência e artigos publicados em periódicos, observou-se que a literatura aproxima os conceitos quando se relaciona serviços e intangibilidade. Tanto hospitalidade, quanto varejo, possuem elementos específicos que distinguem os conceitos; a aproximação acontece quando se relaciona o serviço e a intangibilidade, através da inseparabilidade, heterogeneidade e perecibilidade. Concluiu-se que as estratégias de hospitalidade são utilizadas no varejo de serviços, visto que as pessoas encenam diversos papéis conforme os padrões estabelecidos. A hospitalidade surge como responsável pela constituição e manutenção dos relacionamentos criados. Essas interações, podem ser analisadas através das lentes da hospitalidade, que permitem um melhor entendimento entre quais as características do ambiente e dos funcionários que possam ter influência na percepção do cliente.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo; Hospitalidade; Varejo; Serviços.
ABSTRACT
In commercial establishments such as accommodations, restaurants, bars and stores, where services are provided, there is a distance in the social relationships that are established between customers and hosts, due to technological advances and behavioral changes. The discussion of hospitality in commercial activities appears as an opportunity to reconstruct this interaction. This article aims to theoretically discuss the concepts of hospitality in the context of various service retail establishments. From a bibliographical research, involving reference books and articles published in journals, it was observed that the literature approaches the concepts when it is related to services and intangibility. Both Hospitality and Retail have specific elements that distinguish the concepts, the approximation happens when the service and intangibility are related, through inseparability, heterogeneity and perishability. It was concluded that hospitality strategies are used in service retail, as people play different roles according to established standards. Hospitality emerges as responsible for the constitution and maintenance of the created relationships. These interactions can be analyzed through the lens of hospitality, which allow for a better understanding of the characteristics of the environment and employees that can influence the customer's perception.
KEYWORDS
Tourism; Hospitality; Retail; Service.
AUTORIA
Auhana Nardini Margutti – Mestre em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi. http://lattes.cnpq.br/8638577538429465. E-mail: auhana.nardini@yahoo.com.br
Roseane Barcellos Marques – Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (FGV-SP) e Mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). http://lattes.cnpq.br/7646561918886612. E-mail: roseanebmarques@yahoo.com.br
References
Benveniste, E. (1995). O vocabulário das instituições indo-européias: economia, parentesco, sociedade. Campinas: Unicamp.
Blain, M., & Lashleu, C. (2014). Hospitableness: the new service metaphor? Developing an instrument for measuring host. Research in Hospitality Management, 4(1-2,) 1-8. Link
Camargo, L. (2004). Hospitalidade. São Paulo: Aleph.
Camargo, L. (2015). Os interstícios da hospitalidade. Revista Hospitalidade, 12(n. especial), 42-69. Link
Chon, K., & Sparrowe, R. (2003). Hospitalidade: conceitos e aplicações. São Paulo: Thomson.
Faltin, A. O. & Gimenes-Minasse, M. H. (2019) Comensalidade na hospitalidade e na convivialidade: um ensaio teórico. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 11(3), 634-652. Link
Faria, I., & Torres, R. (2015). Hospitalidade no varejo de moda feminina na cidade de São Paulo. Revista Hospitalidade, 12(n. especial), 298-323, Link.
Fausto, B. (1998). História do Brasil. São Paulo: Edusp.
Godbout, J., & Caillé, A. (1999). O espírito da dádiva. Rio de Janeiro: FGV.
Gonçalves, M. (1999). Introdução a turismo e hotelaria. São Paulo: Senac.
Gotman, A. (2009). O comércio da hospitalidade é possível? Revista Hospitalidade, 6(2), 3-27. Link
Grinover, L. (2002). Hospitalidade: um tema a ser reestudado e pesquisado. In: C. M. Dias (Org.) (2002). Hospitalidade: reflexões e perspectivas. São Paulo: Manole.
Kotler, P. (2000). Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall.
Las Casas, A. (2004). Marketing de varejo. São Paulo: Atlas.
Lashley, C. (2015). Hospitalidade e hospitabilidade. Revista Hospitalidade, 12, (n. especial), 70-92. Link
Lashley, C. (2004). Para um entendimento teórico. In: C. Lashley, & A. Morrison (Org.) (2004). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. (pp. 1-24). São Paulo: Manole.
Lashley, C., Lynch, P., & Morrison, A. (2007). Hospitality: a social lens. Amsterdam: Elsevier.
Levy, M., & Weitz, B. (2000). Administração de varejo. São Paulo: Atlas.
Lockwood, A., & Jones, P. (2004). Administração das operações de hospitalidade. In: C. Lashley, & A. Morrison (Org.). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. (pp. 223-249). São Paulo: Manole.
Mattar, F. (2011). Administração de varejo. Rio de Janeiro: Elsevier.
Marcondes, R., & Pires, J. (2011). História do comércio no Brasil. In: E. Merlo, E. (Org.). Administração de Varejo (pp. 18-33). Rio de Janeiro: LTC.
Meneghetti, F.K. (2011). O que é um ensaio-teórico? Revista Administração Contemporânea, 15(2), 320-332. Link
Mulhern, F. J. (1997). Retail marketing: from distribution to integration. International Journal of Research in Marketing, 14(2), 103-124, Link
Mullins, L. J. (2001). Gestão da hospitalidade e comportamento organizacional. Porto Alegre: Bookman.
O'Gorman, K. D. (2007). Dimensions of hospitality: exploring ancient and classical origins. In: C. Lashley, C., A. Morrison, & P. Lynch (Eds.) (2007). Hospitality: a social lens. Amsterdam: Elsevier.
Parente, J. (2000). Varejo no Brasil. São Paulo: Atlas.
Pizam, A., & Tasci, A. (2019). Experiencescape: expanding the concept of service with a multi-stakeholder and multi-disciplinary approach. International Journal of Hospitality Management, 76, 25-37. Link
Pitt-Rivers, J. (2012). The law of hospitality. HAU: Journal of Ethnographic Theory, 2(1), 501–517. Link.
Powers, T., & Barrows, C. W. (2004). Administração no setor de hospitalidade: turismo, hotelaria, restaurante. São Paulo: Atlas.
Prasad, N. R., & Seshanna, S. (2015). Retail Management. Nova Déli: McGraw Hill Education.
Rocha, A. B. V. (2018). A experiência de compra do consumidor popular no varejo de moda. Anais... Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo. São Paulo, SP, Brasil. Link
Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo - SBVC (2018). O papel do varejo na economia brasileira. Link
Tasca, J. E., Ensslin, L., Enssilin, S. R., & Alves, M. B. M. (2010). An approach for selecting a theoretical framework for the evaluation of training programs. Journal of European Industrial Training, 34, 631-655, 2010. Link
Tasci, A., & Semrad, K. (2016). Developing a scale of hospitableness: a tale of two worlds. International Journal of Hospitality Management, 53, 30-41. Link
Telfer, E. (2004). A filosofia da ‘hospitalidade’. In: C. Lashley, A. Morrison (Org) (2004). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. (pp. 53-78). Manole: Barueri.
Varotto, L. (2018). Varejo no Brasil: resgate histórico e tendências. Revista Brasileira de Marketing - REMark, 17(3), 429-443. Link
Walker, J. R. (2002). Introdução à hospitalidade. Barueri, SP: Manole.
Zeithaml, V., Parasuraman, A., & Berry, L. (1985). Problems and strategies in services marketing. Journal of Marketing, 49(2), 33-46. Link
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).