Por um Mundo Mais Amoroso e Autopoiético! Reflexões Amorcomtur! Durante a Pandemia Covid 19 / For a More Loving and Autopoietic World! Reflections Amorcomtur! during Pandemic Covid-19
Keywords:
Turismo, Tourism, Amorcomtur!, Amorosidade, Lovingness, Autopoiese, Autopoiesis, Covid-19.Abstract
RESUMO
Este texto é uma produção coletiva do Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese - Amorcomtur! - com reflexões sobre desafios e sinalizadores de um mundo pós-pandemia, a partir de pesquisas que vêm apontando para o Avesso do Turismo. O grupo trabalha com referenciais teóricos transdisciplinares, na perspectiva da Ciência Contemporânea Ecossistêmica Complexa, pautada pela visão holística. A estratégia metodológica é a Cartografia dos Saberes, associada às matrizes rizomáticas (Baptista, 2014, 2017, 2020), para a pesquisa qualitativa. A Pandemia Covid-19 significou a emergência brusca de freios a processos capitalísticos, que vinham marcando os ecossistemas turístico-comunicacionais-subjetivos, nos mais diversos territórios e dimensões, atingindo a escala planetária, o que compreendemos como alertas máximos, no sentido da necessidade de emergência de um mundo mais amoroso e autopoiético, pautado pela responsabilidade ecossistêmica.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo; Amorcomtur!; Amorosidade; Autopoiese; Covid-19.
ABSTRACT
The text is a collective production by Amorcomtur! Study Group on Communication, Tourism, Lovingness and Autopoiesis, reflecting on challenges and signs of a worldwide post-pandemic, based on research that was announced like for Reverse Side of Turismo. The group works with transdisciplinary theoretical references, in the perspective of the Ecosystem Complexity of Contemporary Science, guided by the holistic view. A methodological strategy is the Cartography of Knowledge, associated with rhizomatic matrices (Baptista, 2014, 2017, 2020), for qualitative research, both in its process and in the production of its narratives. Covid's 19 Pandemic meant the sudden emergence of brakes on capitalistic processes, which had been marking the tourist-communicational-subjective ecosystems, in the most diverse territories and dimensions, reaching the planetary scale, which we understand as maximum alerts, in the sense of the need to emergence of a more loving and autopoietic world, guided by ecosystemic responsibility.
KEYWORDS
Tourism; Amorcomtur!; Lovingness; Autopoiesis; Covid-19.
AUTORIA
Maria Luiza Cardinale Baptista – Doutora. Professora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2996705711002245, Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7096-1160, E-mail: malu@pazza.com.br
Camila Carvalho de Melo – Mestra. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4047509691385278 , ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9285-4692, E-mail: camila.carvmelo@gmail.com
Jóice dos Santos Bernardo – Bacharela. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6767608230556344, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8220-9382, E-mail: jsbernaro@ucs.br
Rudinei Picinini – Bacharel. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9217552460734892 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9291-8438 E-mail: rudinei.rp@gmail.com
Simone Maria Sandi – Tecnóloga. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4504421423910162 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6265-4470 E-mail: smsandi@gmail.com
José Almeida Santos – Mestre. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5800196825718422 ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1856-6913 E-mail: josealmeidasantos259@gmail.com
Carlos Eduardo Haas Hammes – Bacharel. Pesquisador do Grupo de Estudos AMORCOMTUR! no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6002679316138402 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1331-3386 E-mail: carloshammes@gmail.com
Karen Dannenhauer – Acadêmica de Comunicação Social, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8535592066911019 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9964-3812 E-mail: kdannenhauer@ucs.br
Jennifer Bauer Eme - Bacharela. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3507331084688068 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4095-4944 E-mail: jbauer.eme@gmail.com
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PROCESSO EDITORIAL ESPECIAL COVID-19
Recebido: 27 JUN 20; Aceito: 29 JUN 20.
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