[Seção Especial: Turismo em Portugal] Mértola: Um Projeto de Desenvolvimento Local [Portugal] / Mértola: A Project of Local Development [Portugal]
Keywords:
Turismo, Tourism, Planeamento, Planning, Sustentabilidade, Sustainability, Desenvolvimento Local, Local Development, Mértola, Portugal.Abstract
RESUMO
Numa sociedade global cada vez mais estandardizada, assiste-se a uma procura crescente de elementos diferenciadores dos territórios. Componentes como o património natural e edificado, a cultura, a história e as tradições são, assim, entendidas como particularidades que distinguem, conferem notoriedade e competitividade. Em Portugal, as zonas de baixa densidade, deprimidas ou fragilizadas são, neste horizonte, das que mais podem beneficiar desse ineditismo, pela urgência que evidenciam em atrair pessoas e pela necessidade indiscutível que têm de gerar desenvolvimento, criar fontes de riqueza e oportunidades. Com base nesta argumentação são cada vez mais assumidas como prioritárias as estratégias de desenvolvimento ancoradas na preservação e valorização sustentada dos recursos endógenos e inimitáveis dos territórios, a que se deverá aportar inovação, criatividade e escala. O estudo em causa procura evidenciar os processos de desenvolvimento territorial que estão relacionados com as políticas públicas que incidem sobre as potencialidades do território do Concelho de Mértola [Portugal]. Assim, conclui-se sobre a maior necessidade e envolvimento de todos os agentes turísticos locais bem como o incremento do incentivo a toda a população com vista a dinamizar este «motor» de desenvolvimento económico e social que cada vez mais assume maior dimensão neste tipo de territórios.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo; Planeamento; Sustentabilidade; Desenvolvimento Local; Mértola, Portugal.
ABSTRACT
In an increasingly standardized global society, there is a growing demand for differentiating elements of territories. Components such as natural and built heritage, culture, history and traditions are thus understood as distinguishing, conferring notoriety and competitiveness. In Portugal, the low density areas, depressed or fragile, are in this horizon, the ones that can benefit most from this unprecedented, due to the urgency they show in attracting people and the indisputable need to generate development, create sources of wealth and opportunities. Based on this argumentation, the development strategies anchored in the preservation and sustainable valorization of the endogenous and inimitable resources of the territories, to which innovation, creativity and scale, should be increasingly prioritized. This study aims to highlight the processes of territorial development that are related to public policies that affect the potentialities of the territory of the municipality of Mértola [Portugal]. Thus, it is concluded that there is a greater need and involvement of all local tourism agents, as well as an increase in the incentive for the entire population to boost this increasingly important "engine" of economic and social development in this territories.
KEYWORDS
Tourism; Planning; Sustainability; Local Development; Mértola, Portugal.
AUTORIA
João José Severo Arnedo Rolha – Mestre. Doutorando em Turismo, Universidade de Sevilha, Sevilha, Espanha. E-mail: joao.rolha@ipbeja.pt
Victor Manuel do Sacramento Figueira - Doutor. Professor no Instituto Politécnico de Beja, Portugal. Currículo: https://orcid.org/0000-0002-2936-0195?lang=en. E-mail: victorfigueira@ipbeja.pt
REFERÊNCIAS
Balabanian, O. (1999). Le tourisme vert: défi ou utopie?. In: C. Cavaco (coord). O mundo rural português: desafios e futuros? pp. 255-262. Lisboa: CEG.
Butler, R.W. (1993). Tourism – An evolutionary perspective. In: J. G. Nelson, R. W. Butler and G. Wall (eds). Tourism and Sustainable Development: Monitoring, Planning, Managing. pp. 27-44. University of Waterloo.
Câmara Municipal de Mértola. (1991). Projeto de Desenvolvimento Integrado. Documento de trabalho não publicado. CMM.
Câmara Municipal de Mértola. (2016). Plano de Atividades. Documentação interna, Gabinete de Desenvolvimento e Promoção Turística. CMM.
Câmara Municipal de Mértola. (2017). Mértola – Turismo. Documentação interna, Gabinete de Desenvolvimento e Promoção Turística. CMM.
Carvalho, P. (2009). Planeamento, redes territoriais e novos produtos turísticos ecoculturais. Anais do CaboVerde – Redes e Desenvolvimento Regional. Link
Coelho, A. (2010). Análise do Planeamento e da Gestão Turística: Caso de estudo do Concelho de Odemira. Dissertação, Mestrado em Gestão do Território, Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Link
Dias, R. (2003). Turismo Sustentável e Meio Ambiente. São Paulo: Atlas.
Entidade Regional de Turismo do Alentejo. (2017). Estratégia Plurianual de Atividades 2016-2022. ERTA. Link
Figueira, V., & Dias, R. (2011). A Responsabilidade Social no Turismo. Lisboa: Escolar.
Godet, M. (1993). Manual de Prospectiva Estratégica: da antecipação à acção. Lisboa: D. Quixote.
Instituto de Conservação da Natureza e Florestas – ICNF (s.d.). Base de Dados das Zonas de Caça. Link
Leader. (1999). A competitividade territorial – conceber uma estratégia de desenvolvimento territorial à luz da experiência. Inovação em Meio Rural, 6(5), Observatório Europeu Leader. Link
Martins, J. (2012). Mértola Cultura e Património, atores, ações e perspetivas para uma estratégia de desenvolvimento local. Dissertação, Mestrado em Gestão Cultural, Universidade do Algarve, Portugal. Link
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. (s.d.). Os ODS representam as prioridades globais para a Agenda 2030 assinada por mais de 190 países. Link
Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS (2019). Link
Pérez, X. (2009). Turismo Cultural. Uma visão antropológica. Colección Pasos, 2, 1-324. Link
Torres, C. (1979). Mértola: O castelo, arqueologia e sonhos. Separata História e Sociedade, 4-5, s.p.
Travel BI (s.d.). Hóspedes por ano em Portugal. Link
TravelBI by Turismo de Portugal (2019). Link
Turismo de Portugal - TP (2015). Turismo 2020: Cinco princípios para uma ambição - tornar Portugal o destino turístico mais ágil e dinâmico da Europa. Lisboa: TP. Link
Turismo de Portugal - TP (2015). Plano de Ação do Turismo para o Portugal 2020. Lisboa: TP. Link
Turismo de Portugal - TP (2017). Estratégia Turismo 2027 Portugal. Lisboa: TP. Link
World Tourism Organization (2016). Tourism Highlights: 2016 edition. Spain: UNWTO. Link
PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 28 ABR 20 Aceito: 20 NOV 20.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).