ROSA DOS VENTOS: Um Universo Em Que Cabem Turismo e Hospitalidade, Reflexão, Debate, Estranhamentos, Centro e Periferia

Authors

  • Susana de Araujo Gastal Univerisidade de Caxias do Sul

Abstract

A Equipe Editorial da Revista Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade  entra em 2017 com muita esperança no ano que se inicia. Acreditamos que o Turismo e a Hospitalidade consolidam-se como campo de estudos, em especial devido à contribuição dos resultados das teses de doutoramento que começam a vir a público, e que serão, cada vez mais, em maior número, com a consolidação dos Programas de Pós-Graduação. Mesmo frente às dificuldades do fazer pesquisa no País, temos tido avanços consistentes na área, o que pode ser conferido nesta edição da Rosa dos Ventos.

Este número trás dez artigos, vindos de Universidades Brasileiras - São Paulo, Pernambuco, Paraíba e do Rio Grande do Sul – e de Universidades Portuguesas. Há ênfase na Hospitalidade ["Hospitalidade e Lazer na Avenida 43 em Barretos, SP” e “Comensalidade na Família Nuclear Paulistana: 1950 a 2000”]; na tecnologia, uma área em franca consolidação [“Turismo e Tecnologia: Qualificando a Experiência do Turista Religioso”]; no Marketing [“Turismo e Marketing: Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, em Canguçu, RS, Brasil”]; em Eventos [“Turismo e Eventos: O Festival Santos Café e a Revitalização do Centro Histórico”]; e no Patrimônio, cultural e natural [“Produto Turístico Cultural: A Tapeçaria em Lagoa do Carro Pernambuco, Brasil”, “Espeleoturismo em Portugal: Panorama Geral do Uso Turístico das Cavidades Naturais”, “Património Histórico-Cultural Vinícola no Entre Douro e Minho, Portugal, como Recurso Turístico”, “Cariri Paraibano: Turismo em Cabaceiras, Pernambuco”]. Muito instigante o artigo ensaístico “Experiências de Fronteira na Transgressão do Armário Gay”, mostrando que as viagens podem ser, também, forma de resistência social e cultural.

Os textos veem assinados por alguns dos pesquisadores mais importantes e produtivos do Brasil e de Portugal. Apresentam avanços em temáticas tradicionais, como patrimônio e eventos, mas também abrem diálogo com novas áreas, como a tecnologia, e com novos enfoques, mexendo em temas ainda sensíveis na sociedade.

Reflexão, debate, estranhamentos, centro e periferia. Esses enfoques têm orientado a política editorial da Revista Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade.

Que sejam todos nossos leitores, bem-vindos em 2017.

Boa leitura!

Dra Susana Gastal, editora.

Author Biography

Susana de Araujo Gastal, Univerisidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Professor Doutor Adjunto 3 , Pesquisador e Orientador do Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Cultura e Turismo, com ênfase em Jornalismo Especializado Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, pesquisa em turismo, pós-modernidade, imaginário, turismo cultural e história do turismo e das viagens. Coordenou o NP Comunicação, Turismo e Hospitalidade da Intercom, entre 2005-2008;coordena o GT Produção Simbólica do Semintur. Foi diretor científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) no biênio 2009-2011. Bolsista de Produtividade Científica 2.

Published

2016-12-29

How to Cite

Gastal, S. de A. (2016). ROSA DOS VENTOS: Um Universo Em Que Cabem Turismo e Hospitalidade, Reflexão, Debate, Estranhamentos, Centro e Periferia. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 9(1). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/4943