Origens do Turismo Organizado no Rio de Janeiro: leituras sobre a Revista Brasileira de Turismo na década de 1920
Abstract
O objetivo deste trabalho foi o de analisar as origens e evolução na organização da atividade turística na cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Tal análise foi realizada sob três diferentes perspectivas: política, econômica e cultural. Como objetivo específico, realizou-se um estudo sobre a Sociedade Brasileira de Turismo e sua influência na organização da atividade turística na cidade do Rio de Janeiro durante a década de 1920, enfocando principalmente os discursos apresentados em seu periódico denominado Revista Brasileira de Turismo. O estudo foi realizado através de duas etapas: 1) Pesquisa bibliográfica em fontes secundárias; e 2) Pesquisa documental em fontes primárias, realizada na Biblioteca Nacional, sobre o objeto delimitado e o período escolhido, tendo como principal fonte a Revista Brasileira de Turismo, editada pela Sociedade Brasileira de Turismo. Tendo como base as publicações analisadas, pode-se afirmar que o turismo na cidade do Rio de Janeiro começou a dar seus primeiros passos significativos como atividade organizada a partir da década de 1920, pois os seus principais atores e instituições empreenderam relevantes ações neste sentido.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).