TURISMO NO ESPAÇO RURAL, PRÁTICAS LOCAIS E IMIGRAÇÃO ITALIANA: O Caminho Colonial do Vinho, Pelotas/RS.
Abstract
Resumo: As novas características e funções do espaço rural despertam interesse em diferentes áreas do conhecimento, a partir da década de 1980, devido às transformações que levaram a agricultura a se adaptar às novas exigências do mercado. A multifuncionalidade da agricultura é um fenômeno atual, presente no espaço rural, ou seja, as atividades agrícolas passam a não serem as únicas fontes geradoras de renda para o agricultor. Partindo dessas concepções, o turismo no espaço rural do município de Pelotas/RS, mais especificamente no Distrito do Rincão da Cruz, representa a possibilidade de valorização das paisagens naturais e da herança cultural da imigração italiana presentes no local. Para a população urbana, o espaço rural é lócus de lazer e, simultaneamente, depositário de um saber-fazer em relação aos produtos locais, como a uva e seu processamento.
Palavras-chave: Turismo Rural. Imigração italiana. Vitivinicultura. Pelotas/RS
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).