TURISMO NO POVOADO DE TERRA CAÍDA/INDIROBA/SE: Do individual ao comunitário
Abstract
Resumo: O propósito deste artigo é o de discutir a introdução do turismo rural no povoado Terra Caída no município de Indiaroba, em Sergipe. Especificamente, pretendeu-se caracterizar os aspectos físicos e culturais que sustentam a prática do turismo local e identificar as estratégias utilizadas pela comunidade para inserção na prática do turismo. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas pesquisa bibliográfica e documental, complementadas pelos trabalhos de campo, com observação direta e sistemática e entrevistas com líderes comunitários. O povoado tem na pesca tradicional a sua principal fonte de ocupação e renda, a qual, nos últimos tempos, vem apresentando transformações quanto ao potencial de produção e garantia de ocupação dos habitantes da localidade, além de ser pressionada pelas atividades de carcinicultura, com sérias transformações na (re)organização sócio espacial e territorial da localidade. Também foram considerados para esta reflexão os aspectos do turismo no espaço rural de base comunitária como fator de reorganização territorial e desenvolvimento local. Para tanto, analisou-se o nível de organização social local e sua interface com o desenvolvimento do turismo, bem como o papel da Associação pela Cidadania dos Pescadores e Moradores do Povoado Terra Caída, Município de Indiaroba/SE, na implementação do turismo local. Nos resultados observaram-se os fatores determinantes para a inserção da comunidade na atividade turística frente ao modelo adotado pelas políticas públicas e iniciativa privada. Conclui-se que o fetiche promovido pela atividade turística foi percebido pelas lideranças locais que acreditavam nessa alternativa. Percebeu-se, no entanto, que as estratégias implementadas pela comunidade local apresentam-se fragilizadas, necessitando de novos impulsos.
Palavras-chave: Turismo. Meio Rural. Espaços Socioeconômicos. Comunidade Local.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).