Espaço como Atributo de Hospitalidade / Space as Hospitality Attribute

Authors

  • Luciano Torres Tricárico Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, UNIVALI

Keywords:

Turismo, Tourism, Espaço, Space, Hospitalidade, Hospitality.

Abstract

O <espaço>, por sua condição epistêmica, tem se revelado como atributo para discussão social crítica. Cabe, portanto, discutir seu papel contemporâneo também como atributo para Hospitalidade.  Notam-se pesquisas no campo da Hospitalidade que tratam o <espaço> como atributo, mas muitas vezes como ‘suporte’ de relações sociais entre hóspede e anfitrião, corpo acolhedor e corpo acolhido, por exemplos. Portanto, ‘empresta-se’ de outros campos de estudos para afirmar e até firmar o <espaço> como atributo de Hospitalidade. De modo, então, que o objetivo deste texto é o de discutir o papel do <espaço> como atributo social crítico contemporâneo para Hospitalidade. Para tanto, o instrumental de pesquisa é repertório acumulado pelo autor deste texto, abordados à luz da dialética socioespacial, sobretudo nos trabalhos de Henri Lefebvre e Edward Soja; da Semiótica peirceana, sobretudo na categoria de signo e plurissignificação e estudos sobre sintaxe do espaço. O resultado apresenta estudos que procuraram tratar o espaço como atributo possível atributo de hospitalidade.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo; Espaço; Hospitalidade.

ABSTRACT

<Space>, due your epistemic condition, has been revealed as an attribute for critical social discussion. It is, therefore, worth discussing its contemporary role of <space> as an attribute for Hospitality. There are studies in the field of Hospitality that treat <space> as an attribute, but often as a ‘support’ of social relations between guest and host, welcoming body and welcomed body, for example. Therefore, it ‘borrows’ from other fields of study to affirm and even establish the <space> as an attribute of Hospitality. So, the purpose of this text is to discuss the contemporary role of space as a critical social attribute for Hospitality. Therefore, the research instrument is the repertoire accumulated by the author, approached of socio-spatial dialectics, especially in the works of Henri Lefebvre and Edward Soja; Peircean Semiotics, especially in the category of sign and multi-signification and studies of space syntax. The result presents studies that tried to treat <space> as possible attribute of hospitality.

KEYWORDS

Tourism; Space; Hospitality.

AUTORIA

Luciano Torres Tricárico – Doutor. Professor e pesquisador na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9420174776726570. E-mail: tricarico@univali.br

Author Biography

Luciano Torres Tricárico, Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, UNIVALI

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU USP 1999), parte da graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP 1994), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP 2004) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP 2008). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí, SC, Brasil. Bolsista Produtividade CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (a partir de 2020). Comendador por mérito social acadêmico concedido pela Associação Brasileira de Liderança (2015). Título de Embaixador da Qualidade pela Associação Brasileira de Liderança (2017). Título de Chanceler Master pela Associação Brasileira de Liderança (2019). Diretor Institucional da ANPTUR (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Turismo) (2020-2022). Atualmente é professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Turismo e Hotelaria; Tecnólogo em Design de Interiores; Especialização em Design de Interiores; Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria; Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental e disciplina do Núcleo de Disciplinas Internacionalizadas - Arquitetura Brasileira). Foi coordenador do LaPa - Laboratório de Paisagismo Aplicado da Universidade do Vale do Itajaí. Líder do Grupo de Pesquisa Turismo, Hospitalidade e Gastronomia, vinculado ao CNPq. Foi editor da Revista Turismo: Visão e Ação. Avaliador ad hoc de vários periódicos científicos nacionais e internacionais na área em que atua. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, Turismo, Hospitalidade e Hotelaria, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, Planejamento Ambiental, Paisagem e Paisagismo, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização, urbanização em São Paulo, urbanização turística, hospitalidade urbana, semiótica e espaço, cultura e patrimônio.

References

Ahn, T., Ekinci, Y., & Li, G. (2013). Self-congruence, functional congruence and destination choice. Journal of Business Research, 66(6), 719-723. Link

Araújo, E. F. de (2013). Entre o litoral e o urbano: o turismo litorâneo na região metropolitana de Fortaleza. Caminhos de Geografia, 14(45), 64-80. Link

Arruda, H. de S., & Tricárico, L. T. (2019). Sintaxis del espacio de las plazas públicas como signo para la Urbanización Turística: un estudio en Balneário Camboriú (Brasil). Estudios y Perspectivas en Turismo, 28(1), 121-148. Link

Ashworth, G., & Page, S. J. (2011). Urban tourism research: Recent progress and current paradoxes. Tourism Management, 32(1), 1-15. Link

Bauman, Z. (1988). Sociology and postmodernity. Sociological Review, 34(4), 790-813. Link

Carlos, A. F. A. (2001). São Paulo hoje: as contradições no processo de reprodução do espaço. Scripta Nova, 5(79-104), 1-13. Link

Cruz, R. de C. A. (2002). Política de turismo e território. São Paulo: Contexto.

Cullen, G. (1983). Paisagem urbana. Lisboa: 70.

Dondis, D. (2015). Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes.

Ferrara, L. D´A. (2005). Leitura sem palavras. São Paulo: Ática.

Freytag, T., & Bauder, M. (2018). Bottom-up touristification and urban transformation in Paris. Tourism Geographies, 20(3), 443-460. Link

Gotman, A. (1997). La question de l’hospitalité aujourd’hui. L’Hospitalité. Paris: Seuil.

Grinover, L. (2007). A Hospitalidade, a Cidade e o Turismo. São Paulo: Aleph.

Hatfield, E., Cacioppo, J., & Rapson, R. (1993). Emotional contagion. Current Directions in Psychological Science, 2(3), 92-99. Link

Hillier, B., & Hanson, J. (1984). The Social Logic of Space. Cambridge: Cambridge University Press.

Hosany, S., & Martin, D. (2012). Self-image congruence in consumer behavior. Journal of Business Research, 65(5), 685-691. Link

Kamins, M. A., & Gupta, K. (1994). Congruence between spokesperson and product type: a matchup hypothesis perspective. Psychology & Marketing, 11(6), 569-586. Link

Kant, I. (2012). Crítica da Faculdade do Juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Lashley, C. (2015). Hospitalidade e hospitabilidade. Hospitalidade, 12(nº especial), 70-92. Link

Lefebvre, H. (1991). The Production of Space. London: Wiley.

Lefebvre, H. (1992). The Production of Space. New York: Wiley.

Lefebvre, H. (2001). O Direito à Cidade. São Paulo: Centauro.

Lefebvre, H. (1969). Espaço ePpolítica: o direito à cidade. São Paulo: Documentos.

Lombardi, F. (Prod.) (2016). Pousada dos Paula, Salinas, Nova Friburgo, RJ [Filme-vídeo]. Nova Friburgo: Aventura em Vídeo. 1 DVD, 222 min. Color”, minuto: 2:12.

Lynch, K. (2011). A Imagem da Cidade. Lisboa: 70.

Marcús, J., Mansanilla, J. A., Boy, M., Yanes, S., & Aricó, G. (2019). La Ciudad Mercancía: turistificación, renovación urbana y políticas de control del espacio público. Buenos Aires: Teseo Press.

Maslow, A. H. (2020). A Theory of Human Motivation. London: Sanage Publishing House.

Merleau-Ponty, M. (2018). Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes.

Minasi, S. M. (2020). Categorias da Urbanização Turística: uma análise a partir da morfologia urbana e práticas espaciais. Tese, Doutorado em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí, Brasil . Link

Mullins, P. (1991). Tourism urbanization. International Journal of Urban Regional Research, 15(3), 326-342. Link

Peirce, C. S. (1984). Semiótica e Filosofia. São Paulo: Cultrix.

Pereira, R. M. F. A. (2015). Turismo e dinâmica sócio-espacial do litoral de Santa Catarina. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 9(3), 554-567. Link

Schmid, C. (2012). A teoria da produção do espaço de Henri Lefebvre: em direção a uma dialética tridimensional. GEOUSP – Espaço e Tempo, 16(3), 89-109. Link

Soja, E. (1993). Geografias Pós-modernas: a reafirmação do espaço na Teoria Social Crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Soja, E. (1988). Post moderns geographies: the reassertion of space in critical social theory. London: Verso.

Tricárico, L. T., & Capra, R. C. (2015). Justificativa do prazer e da emoção na hotelaria atual segundo Maslow. Turydes, 18, 1-6. Link

Tricárico, L. T., & Gastaldi, P. (2015). La ciudad construida por la imagen urbana: hoteles en la playa de Copacabana (Rio de Janeiro, Brasil) como símbolo de lugares. Estudios y Perspectivas en Turismo, 24(2), 244-263. Link

Tricárico, L. T., & Varga, M. S. de (2017). Emoção como signo dos espaços em meios de hospedagem. Caderno Virtual de Turismo, 17(1), 46-57. Link

Tricárico, L. T., Oliveira, J. P. de, & Rossini, D. de M. (2018). Meios de hospedagem como signo de hospitalidade urbana. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 12(1), 28-56. Link

Tricárico, L. T., Tomelin, C. A., & Rossini, D. de M. (2019). Espacio de alojamento rural en Brasil como signo de espacio cívico. Razón y Palabra, 23(105), 613-657. Link

Tricárico, L. T., Pires, P. dos S., & Walkowski, M. da C. (2019a). Rural accommodation as a sign of space for consensus: Hospedaria Montanha Beija-Flor Dourado, Morretes (PR-Brazil). Rural Society, 28(3), 212-225. Link

Tricárico, L. T., Pires, P. dos S., & Walkowski, M. da C. (2019b). Spaces for collaborative arrangements as social sustainability in rural accommodation in Brazil: Pouso dos Paula. Sustainability, 11(12), 3236-3255. Link

Tuan, Y.-F. (2013). Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Eduel Campos.

Wertheimer, M. (1938). Gestalt theory. In: W. D. Ellis (Ed.), A source book of Gestalt Psychology (pp. 1-11). London: Routledge & Kegan Paul.

Published

2022-04-25

How to Cite

Tricárico, L. T. (2022). Espaço como Atributo de Hospitalidade / Space as Hospitality Attribute. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 14(2). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/10480

Issue

Section

Dossie Hospitalidade