Espaço como Atributo de Hospitalidade / Space as Hospitality Attribute
Keywords:
Turismo, Tourism, Espaço, Space, Hospitalidade, Hospitality.Abstract
O <espaço>, por sua condição epistêmica, tem se revelado como atributo para discussão social crítica. Cabe, portanto, discutir seu papel contemporâneo também como atributo para Hospitalidade. Notam-se pesquisas no campo da Hospitalidade que tratam o <espaço> como atributo, mas muitas vezes como ‘suporte’ de relações sociais entre hóspede e anfitrião, corpo acolhedor e corpo acolhido, por exemplos. Portanto, ‘empresta-se’ de outros campos de estudos para afirmar e até firmar o <espaço> como atributo de Hospitalidade. De modo, então, que o objetivo deste texto é o de discutir o papel do <espaço> como atributo social crítico contemporâneo para Hospitalidade. Para tanto, o instrumental de pesquisa é repertório acumulado pelo autor deste texto, abordados à luz da dialética socioespacial, sobretudo nos trabalhos de Henri Lefebvre e Edward Soja; da Semiótica peirceana, sobretudo na categoria de signo e plurissignificação e estudos sobre sintaxe do espaço. O resultado apresenta estudos que procuraram tratar o espaço como atributo possível atributo de hospitalidade.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo; Espaço; Hospitalidade.
ABSTRACT
<Space>, due your epistemic condition, has been revealed as an attribute for critical social discussion. It is, therefore, worth discussing its contemporary role of <space> as an attribute for Hospitality. There are studies in the field of Hospitality that treat <space> as an attribute, but often as a ‘support’ of social relations between guest and host, welcoming body and welcomed body, for example. Therefore, it ‘borrows’ from other fields of study to affirm and even establish the <space> as an attribute of Hospitality. So, the purpose of this text is to discuss the contemporary role of space as a critical social attribute for Hospitality. Therefore, the research instrument is the repertoire accumulated by the author, approached of socio-spatial dialectics, especially in the works of Henri Lefebvre and Edward Soja; Peircean Semiotics, especially in the category of sign and multi-signification and studies of space syntax. The result presents studies that tried to treat <space> as possible attribute of hospitality.
KEYWORDS
Tourism; Space; Hospitality.
AUTORIA
Luciano Torres Tricárico – Doutor. Professor e pesquisador na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9420174776726570. E-mail: tricarico@univali.br
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