O Impacto da Pandemia Covid-19 no Turismo em Três Cidades Criativas do Mercosul / Covid-19 Pandemic Impact on Tourism in Three Creative Cities in Mercosur

Authors

Keywords:

Turismo, Tourism, Covid-19, Cidades Criativas, Creative Cities, Belo Horizonte [Br], Buenos Aires[Ar], Montevidéu [Ur].

Abstract

 

RESUMO

A presente pesquisa optou por estudar o impacto da pandemia Covid-19 em três cidades criativas, em específico Belo Horizonte, Buenos Aires e Montevidéu, compreendendo que uma cidade criativa deva apresentar soluções criativas para os problemas que venham impactar seu território e os agentes nele contidos. A pesquisa se caracteriza como exploratória e documental, com o objetivo de determinar os impactos econômicos da pandemia nas três cidades, localizadas no Mercosul. Para lidar com a crise sanitária, tais cidades propuseram medidas, como: fechamento de fronteiras; liberação de linhas de crédito; encontros virtuais para a proposição de medidas que buscassem reinventar a atividade turística; entre outros. Conclui-se que mesmo assim, a pandemia atingiu as cidades criativas estudadas, apesar de seus investimentos no setor.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo; Covid-19; Cidades Criativas; Belo Horizonte [Br]; Buenos Aires [Ar]; Montevidéu [Ur].

 

ABSTRACT

This research chose to study the impact of the Covid-19 pandemic in three creative cities, specifically Belo Horizonte, Buenos Aires, and Montevideo, understanding that a creative city must present creative solutions to the problems that will impact its territory and the agents within it. The research is characterized as exploratory and documentary, with the objective of determining the economic impacts of the pandemic in the three cities, located in Mercosur. To deal with the health crisis, these cities proposed measures: closing borders; credit lines; virtual meetings to propose measures that seek to reinvent the tourist activity; between others. It is concluded that even so, the pandemic reached the creative cities studied, despite their investments in the tourist sector.

KEYWORDS

Tourism; Covid-19; Creative Cities; Belo Horizonte [Br]; Buenos Aires [Ar]; Montevidéu [Ur].

 

AUTORIA

João Gabriel Batista Lima – Bacharel. Mestrando em Relações Sociedade-Natureza e Políticas Socioambientais, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7513128382265713 E-mail: jogalimao@gmail.com

Isabela Andrade de Lima Morais – Doutora. Professora no Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6479709721632696 E-mail: isabelamorais.ufpe@gmail.com

Ludmila Raísa Cavalcanti Souza – Bacharel com graduação em Cinema e Audiovisual, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0120097899130904 E-mail: lud.cavalcanti@gmail.com

 

REFERENCIAS

Adler, M. (2020, 4 NOV). Novo coronavírus força extinção de 114 empresas por dia em Minas. Estado de Minas - Economia. Link

Alban, M. (2008). A insustentabilidade do turismo no Brasil e o sucesso de Praia do Forte: uma análise exploratória com base na nova economia institucional. Revista Turismo em Análise, 19(1), 3-24. Link

Argentina. (2018). Turismo en la Ciudad de Buenos Aires Informe anual 2018. Buenos Aires: Ministerio de Turismo. Dirección General de Inteligencia de Mercados y Observatorio Ente de Turismo de Buenos Aires. Link

Argentina. (2020). Aislamiento social preventivo y obligatorio - Decreto 297/2020. Outubro 13, 2020. Boletín Oficial de la República Argentina. Link

Argentina. (2021a). Distanciamiento social, preventivo y obligatorio y aislamiento social, preventivo y obligatorio - Decreto 168/2021, março 24, 2021. Boletin Oficial de la República Argentina. Link

Argentina. (2021b). Vacunas contra el SARS-CoV-2. Março 24, 2021. Administración Nacional de Medicamentos, Alimentos y Tecnología Médica. Link

BBC. (2020, 23 OUT). 1 milhão de mortos por Covid-19: coronavírus segue se espalhando sem sinais de parar. BBC News Brasil. Link

Belotur. (2020). Economia Criativa: Mapeamento e Análises. Minas Gerais: Observatório do Turismo de Belo Horizonte. Link

Brasil, Ministério do Turismo - MTur. (2018). Economia criativa é prioridade para países do Mercosul. Secretaria Especial da Cultura. Link

Brasil. (2013). Programa de Regionalização do Turismo - Diretrizes. Brasília: Ministério do Turismo. Link

Brasil. (2020). Decreto Nº 10.277, de 19 de outubro de 2020. Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19. Diário Oficial da União. Link

Buenos Aires. (2020, 13 outubro). Turistas internacionais. Observatório Turístico da Cidade de Buenos Aires. Link 

Coelho, M. F., & Mayer, V. F. (2020). Gestão de serviços pós-covid: o que se pode aprender com o setor de turismo e viagens? Gestão & Sociedade, 14(39), 3698-3706. Link

Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento - Unctad. (2010). Relatório da Economia Criativa. São Paulo: Undp-Unctad.

Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento - Unctad. (2018). Creative Economy Outlook and Country Profile Report. United Nations: Unctad.

Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento - Unctad. (2016). Tourism Highlights 2016 Edition.

Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento - Unctad. (2020a). COVID-19: Measures to Support Travel and Tourism.

Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento - Unctad. (2020b). COVID-19 Related Travel Restrictions a Global Review for Tourism.

Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento - Unctad. (2020c). Impact Assessment of the COVID-19 Outbreak on International Tourism.

Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento - Unctad. (2020d). International Tourism and Covid-19.

Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento - Unctad. (2020e). International Tourism Highlights 2020 Edition.

Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento - Unctad. (2020f). World Tourism Barometer Volume 18 Issue 7 December 2020.

Duailibi, R., & Simonsen, Jr. (1990). Criatividade & Marketing. São Paulo: McGraw-Hill.

Extra. (2020, 13 ABRl). Prefeitura de Montevidéu inclui livros em cestas básicas distribuídas em meio à pandemia do coronavírus. Extra – Notícias Mundo. Link

Fundação Getúlio Vargas - FGV. (2020). Relatório sobre os impactos econômicos da Covid-19 Economia Criativa. São Paulo: FGV.

Google. (2021, 24 MAR). Coronavírus (Covid-19). Google Notícias. Link

Gshow. (2016, 12 maio). Cassinos ampliam o luxo da viagem para Punta. Gshow – Totalmente Demais - Uruguai. Link

Hall, C. M., Scott, D., & Gössling S. (2020). Pandemics, transformations and tourism: be careful what you wish for. Tourism Geographies, 22(3), 1-22. Link

Hartley, J. (2005). Creative Industries. Londres: Blackwell.

Howkins, J. (2002). The Creative Economy: how people make money from ideas. Londres: Penguin Global.

Howkins, J. (2005). The mayor’s commission on the creative industries. In: J. Hartley (ed.), Creative Industries (pp. 117-125). Londres: Blackwell.

Instituto Nacional de Estadística y Censos. (2020a). Estadísticas de turismo internacional. Instituto Nacional de Estadística y Censos: Turismo, 4(19). Link

Instituto Nacional de Estadística y Censos. (2020b). Mercado de trabajo. Tasas e indicadores socioeconómicos (EPH). Instituto Nacional de Estatística y Censos: Trabajo e ingresos, 4(110). Link

Intendencia de Montevideo. (2020a). Coordinamos Estrategias para el Sector Turístico. Intendência de Montevideo. Link

Intendencia de Montevideo. (2020b). Nuevas Herramientas para Fortalecer el Turismo. Intendencia de Montevideo. Link

Intendencia de Montevideo. (2020c). Turismo en Tiempos de Coronavirus. Intendencia de Montevideo. Link

Intendencia de Montevideo. (2021a). Intendencia aplicará medidas de ayuda al sector hotelero. Intendencia de Montevideo. Link

Intendencia de Montevideo. (2021b). Más Paseos en Montevideo. Intendencia de Montevideo. Link

Intendencia de Montevideo. (2021c). Montevideo elabora plan de acciones para reposicionarse como destino turístico. Intendencia de Montevideo. Link

Intendencia de Montevideo. (2021d). Montevideo tiene Observatorio Turístico. Intendencia de Montevideo. Link

Joffe, A. (2011). Reflexões da África do Sul. In: J. Hartley (ed.), Cidades Criativas: Perspectivas (pp. 60-69). São Paulo: Garimpo de Soluções.

Landry, C. (2011). Prefácio. In: J. Hartley (ed.), Cidades Criativas: Perspectivas (pp. 7-15). São Paulo: Garimpo de Soluções.

Lin, C. C. R. (2011). Cidades criativas e governança urbana: a história de duas cidades em Taiwan. In: J. Hartley (ed.), Cidades Criativas: Perspectivas (pp. 150-161). São Paulo: Garimpo de Soluções.

Lourenço, J. M. (2017, 5 DEZ). Maripá e Buenos Aires: exemplos do uso da criatividade como forma de gerar valor a uma cidade. Agenda Minas. Link

Mercosul. (2020, 19 MAR). Os presidentes do Mercosul acordam medidas contra o coronavírus. Mercosul – Comunicados e Declarações. Link

Mesa, P. (2020, 14 AGO). Cerraron 7.000 pequeñas empresas por el Covid-19, pero gobierno espera que reabran. Negócios El País. Link

Minas Gerais. (2019). Indicadores. Observatório Turístico de Minas Gerais. Link

Nações Unidas Brasil. (2021). Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Nações Unidas Brasil. Link

Observatório Turístico de Minas Gerais. (2020a). Banco de Dados: Sondagem Empresarial. Observatório Turístico de Minas Gerais. Link

Observatório Turístico de Minas Gerais. (2020b). Panoramas e tendências para o turismo em MG pós covid 19 - Volume 06. Observatório Turístico de Minas Gerais. Link

Pardo. (2011). Gestão e Governança nas Cidades Criativas. In: J. Hartley (ed.), Cidades criativas: perspectivas (pp. 84-93). São Paulo: Garimpo de Soluções.

Pereira, C. (2005). Organizações do terceiro setor no desenvolvimento das políticas de turismo e de lazer. Turismo em Análise, 16(1), 68-84. Link

Prefeitura de Belo Horizonte. (2019, 30 OUT). Belo Horizonte recebe título de Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia. Prefeitura de Belo Horizonte Link

Prefeitura de Belo Horizonte. (2021). Combate ao Coronavírus - Covid19 em Belo Horizonte: Covid-19 Nº 239/2021. Secretaria Municipal de Saúde. Link 

Reis, A. C. F. (2011). Cidades Criativas - Análise de um conceito em formação e da pertinência de sua aplicação à cidade de São Paulo. Tese, Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, Brasil. Link

RFI. (2021, 26 MAR). Argentina suspende todos os voos de e para Brasil, Chile e México por tempo indeterminado. G1 – Mundo. Link

Richards, G., & Wilson, J. (2007). Tourism, creativity and development. Londres: Routledge.

Rosa, L. (2020, 11 SET). Sem brasileiros, tango e voos do exterior, turismo de Buenos Aires agoniza. UOL – Nossa Viagem. Link

Santos, J. F. F. (2012). As cidades criativas como modelo dinamizador do destino turístico. Dissertação, Mestrado em Gestão Turística e Cultural, Instituto Politécnico de Tomar, Portugal. Link

Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas  - Sebrae. (2020b). Pesquisa COVID-19 e o Impacto Econômico nos Pequenos Negócios de Minas Gerais. Unidade de Inteligência Empresarial - Sebrae Minas Gerais. Link

Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas - Sebrae. (2011). Economia criativa: potencial a explorar. In: J. Hartley (ed.), Cidades criativas: perspectivas. São Paulo: Garimpo de Soluções & Creative Cities Productions.

Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas - Sebrae. (2020a). Boletim nº 15, 17 de julho de 2020: Impactos e Tendências da COVID-19 nos Pequenos Negócios. Sebrae Nacional - Unidade Competitividade. Link

Taddeo, L. (2020, 27 OUT). Após 7 meses, Argentina reabre fronteiras para Brasil e países vizinhos. UOL – Nossa Viagem. Link

Tondo, S. (2020, 12 abril). Coronavírus: turismo será o setor mais afetado pela crise e levará mais tempo para se recuperar. Extra - Economia. Link

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - Unesco. (2004). Creative Cities Mission Statement.

UOL. (2020, 23 NOV). Buenos Aires reabre a turismo nacional e internacional em dezembro. UOL – Coronavírus. Link

Uruguai, Ministerio de Turismo . (2018 ). Montevidéu, a cidade com uma livraria a cada esquina. Link

Uruguais - Ministerio de Turismo. (2020). Ministerio de Turismo trabaja en un protocolo nacional a nivel integral de toda la actividad turística. Ministerio de Turismo. Link

Uruguay - Ministerio de Sallud Publica. (2021). Priorización y Escalonamiento de la Vacunación. Link

Uruguay. (2019). Anuario 2019: Estadísticas de turismo. Uruguay: Ministerio de Turismo.

Uruguay. (2020). Normativa Nº 281/020 - Autorizacion al MSP de la realizacion de la campaña de bien publico a los efectos de difundir a la poblacion la campaña denominada "Plan Nacional Coronavirus". Centro de Información Oficial. Link

Vieira, R. (2020, 14 OUT). Safe Travel: Argentina recebe selo de segurança do WTTC. Panrotas – Mercado. Link

Wende, P. (2020). Por efecto de la crisis del COVID-19, el desempleo en la Ciudad de Buenos Aires trepó al 14,7% en el segundo trimestre. Infobae Economía. Link

World Health Organization - WHO (2020). Coronavírus disease (Covid-19) pandemic. Link

 

Published

2021-12-27

How to Cite

Lima, J. G. B., Morais, I. A. de L., & Souza, L. R. C. (2021). O Impacto da Pandemia Covid-19 no Turismo em Três Cidades Criativas do Mercosul / Covid-19 Pandemic Impact on Tourism in Three Creative Cities in Mercosur. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 13(4). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/10014