Criatividade & Competitividade: Uma Análise do Processo Criativo de Chefs Brasileiros Contemporâneos / Creativity & Competitiveness: An Analysis of the Creative Process of Contemporary Brazilian Chefs
Palavras-chave:
Gastronomia, Gastronomy, Chefs, Criatividade, Creativity, Competitividade, Competitiveness, São Paulo, Brasil, Brazil.Resumo
RESUMO
Este artigo tem como objetivo investigar as influências do processo criativo de chefs brasileiros na concepção e na competitividade de seus restaurantes. Trata-se de um estudo de casos múltiplos desenvolvido a partir das premissas de Yin (2014), envolvendo três chefs brasileiros [Bel Coelho, Ivan Ralston e Rodrigo de Oliveira], com restaurantes em operação e que trabalham com gastronomia brasileira contemporânea. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os processos criativos dos chefs investigados foram descritos e analisados a partir dos modelos já existentes, especialmente aqueles aplicados à área da gastronomia, como Wallas (1926, apud Baldaque, 2015); Horgn e Hu (2008); Ottenbacher e Harrington (2008); Stierand, Dorfler e Macbryde (2014); Adrià, Soler e Adrià (2010); Bouty e Gomez (2013). Estes processos foram então relacionados à teoria da vantagem competitiva de Porter (1980) e dentre os principais resultados, verificou-se: ser inerente aos chefs de cozinha de restaurantes upscale a utilização de recursos experienciais para diferenciar e personalizar uma refeição; que cada chef estrutura seu processo criativo de maneira personalizada; que a criatividade é percebida como um elemento fundamental para o encantamento do cliente; que o reconhecimento como um chef criativo permite diferenciação em um mercado competitivo e garante retorno financeiro aos estabelecimentos associados a estes profissionais.
PALAVRAS-CHAVE
Gastronomia; Chefs; Criatividade; Competitividade; São Paulo, Brasil.
ABSTRACT
This article aims to investigate the influences of the creative process of Brazilian chefs in the design and competitiveness of their restaurants. This is a multiple case study developed based on Yin's assumptions (2014) involving 3 Brazilian chefs (Bel Coelho, Ivan Ralston and Rodrigo de Oliveira) with restaurants in operation and working with contemporary Brazilian cuisine. The research was developed from a bibliographic review, documentary research and semi-structured interviews. The creative processes of the investigated chefs were described and analyzed based on existing models, especially those applied to the area of gastronomy, such as Wallas (1926, apud Baldaque, 2015); Horgn & Hu (2008); Ottenbacher & Harrington (2008); Stierand et al. (2009); Adriá et al. (2010) and Bouty & Gomez (2013). These processes were then related to Porter's theory of competitive advantage (1980) and among the main results, it was found: it is inherent to upscale restaurant chefs to use experiential resources to differentiate and personalize a meal; each chef structures his creative process in a personalized way; creativity is perceived as a fundamental element for enchanting the client; recognition as a creative chef allows for differentiation in a competitive market and guarantees financial return to establishments associated with these professionals.
KEYWORDS
Gastronomy; Chefs; Creativity; Competitiveness; São Paulo, Brazil.
AUTORIA
Mariana da Silva Lopes – Mestra. Doutoranda na Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6394425147404715 E-mail: msl.marislopes@gmail.com
Maria Henriqueta S. Garcia Gimenes-Minasse – Doutora. Professora na Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-4952-808X E-mail: mariegimenes@gmail.com
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