O Turismo Cultural e a Imagem dos Destinos – Conceptualizações no âmbito da intervenção sistémica dos Museus
Palavras-chave:
Museus, Integração Sistémica, Experiência Turística, Imagem dos DestinosResumo
O presente artigo pretende explorar a relação entre Turismo Cultural e consequentes impactos na Imagem dos Destinos. Tem como objetivo, através de uma revisão bibliográfica e também de uma pesquisa documental, compreender em que medida é que os museus podem impulsionar uma relação de complementaridade entre práticas de turismo cultural e a imagem do destino. Conclui-se que Portugal apresenta exemplos que atestam esta influência sistémica dos museus na imagem dos destinos turísticos.Referências
Akbulut, G. & Artvinli, E. (2011). Effects of Turkish railway museums on cultural tourism. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 19, 131-138. Link
Alexander, E.P., Alexander, M. & Decker, J. (2017). Museums in Motion: An Introduction to the History and Functions of Museums. Rowman & Littlefield.
Almeida, A.S.A. (2018). Decomposição identitária e intensificação da experiência turística – entre a emancipação local e a integração internacional. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 5(2). Link
Almeida, P. & Araújo, S. (2017). Introdução à Gestão de Animação Turística. Lisboa: Lidel.
Almeida, P. Miranda, F. J., & Almeida, A.E (2012). Aplicações da análise importância- valor aos componentes da imagem de um destino turístico. Tourism & Management Studies, 8, 65-77. Link
Bal, M. (1996). Double Exposures: The Subject of Cultural Analysis. London: Routledge.
Barretto, M. (2007). Turismo y Cultura: Relaciones, contradicciones y expectativas. Tenerife: Aca y Pasos.
Beni, M. (2007). Planejamento estratégico e gestão local/regional do turismo. In G. Seabra (Eds.), Turismo de base local: identidade cultural e desenvolvimento regional, pp. 125-150. João Pessoa: UFPB.
Bideci, M., & Albayrak, T. (2018). An investigation of the domestic and foreign tourists’ museum visit experiences. International Journal of Culture, Tourism and Hospitality Research, 12(3), 366-377. Link
Butler, G., Khoo-Lattimore, C., & Mura, P. (2014). Heritage tourism in Malaysia: fostering a collective national identity in an ethnically diverse country. Asia Pacific Journal of Tourism Research, 19(2), 199-218. Link
Chandralal, L., & Valenzuela, F. R. (2013). Exploring memorable tourism experiences: antecedents and behavioral outcomes. Journal of Economics, Business and Management, 1(2), 177-181. Link
Chen, C. F., & Chen, F. S. (2010). Experience quality, perceived value, satisfaction and behavioral intentions for heritage tourists. Tourism Management, 31(1), 29-35. Link
Chen, H., & Rahman, I. (2018). Cultural tourism: an analysis of engagement, cultural contact, memorable tourism experience and destination loyalty. Tourism Management Perspectives, 26, 153-163. Link
Chirinos, D. (2003). Los actores del Turismo Cultural: una introducción a los avances y perspectivas en su estudio y aplicación. Portal Iberoamericano de Gestión Cultural. Universidad de Barcelona. Link
Cluzeau, C. O. (1998). Le Tourisme Culturel. Paris: PUF.
Coelho, M. de F., Gosling, M. de S., & Almeida, A. S. A. (2018). Tourism experiences: core processes of memorable trips. Journal of Hospitality and Tourism Management, 37, 11-22. Link
Costa, P. (2007). A cultura em Lisboa: competitividade e desenvolvimento territorial. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Counts, C. M. (2009). Spectacular design in museum exhibitions. Curator: The Museum Journal, 52(3), 273-288. Link
Couto, M., & Mineiro, C. (Coords.) (2005). Museu de José Malhoa. Roteiro. Lisboa: Instituto Português de Museus.
Davis, P. (2007). Place Exploration: museums, identity, community. In S. Watson (Ed.), Museums and Their Communities. pp. 53–75. Oxon: Routledge.
Devine, S. & Martin, C. (2017). Museums in motion today: to interpret and to engage. In E. P. Alexander, M. Alexander & J. Decker. (Eds), Museums in Motion: An Introduction to the History and Functions of Museums, pp. 304-308. Rowman & Littlefield.
DiMaggio, P. (1996). Are art-museum visitors different from other people? The relationship between attendance and social and political attitudes in the United States. Poetics, 24(2-4), 161-180.
Dwyer, O., Butler, D., & Carter, P. (2013). Commemorative Surrogation and the American South’s Changing Heritage Landscape. Tourism Geographies, 15(3), 424-443. Link
Fakeye, P. C., & Crompton, J. L. (1991). Image differences between prospective, first-time, and repeat visitors to the Lower Rio Grande Valley. Journal of Travel Research, 30(2), 10-16. Link
Falk, J. H., & Dierking, L. D. (2016). The Museum Experience Revisited. Routledge.
Forgas‐Coll, S., Palau‐Saumell, R., Matute, J., & Tárrega, S. (2017). How do service quality, experiences and enduring involvement influence tourists' behavior? An empirical study in the Picasso and Miró Museums in Barcelona. International Journal of Tourism Research, 19(2), 246-256. Link
Gallarza, M.G, Saura, I.G, & García, H.C (2002). Destination Image: Towards a Conceptual Framework. Annals of Tourism Research, 29(1), 56-78. Link
Gastal, S. (2010). Museu e Turismo: a Complexa relação com o Tempo e a Memória. Revista Eletrónica de Turismo Cultural, 4(1), 85-103. Link
Gil, S.M. (2003). Tourism development in the Canary Islands. Annals of Tourism Research, 30(3), 744-747. Link
Gomez-Jacinto, L., Martin-Garcia, J. S., & Bertiche-Haud'Huyze, C. (1999). A model of tourism experience and attitude change. Annals of Tourism Research, 26(4), 1024-1027. Link
Gonçalves, A. R. (2010). O museu como polo de atracção turística. Exedra: Revista Científica, (4), 77-118. Link
Gosling, M., Coelho, M., & Meira, K. (2018). A Experiência de visitantes de museus portugueses da Região do Algarve. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, 12(1), 1-21. Link
Hughes, H. L. (2002). Culture and tourism: a framework for further analysis. Managing Leisure, 7(3), 164-175. Link
Hughes, H. L. (1996). Redefining cultural tourism. Annals of Tourism Research, 23(3), 707-709.
International Council of Museums – ICOM. (2018). What is ICOM’s definition of a museum? Link
Jolliffe, L., & Smith, R. (2001). Heritage, tourism and museums: the case of the North Atlantic islands of Skye, Scotland and Prince Edward Island, Canada. International Journal of Heritage Studies, 7(2), 149-172. Link
Kim, J. H. (2010). Determining the factors affecting the memorable nature of travel experiences. Journal of Travel & Tourism Marketing, 27(8), 780-796. Link
Koukoulis, K., Koukopoulos, D., & Tzortzi, K. (2019). Connecting the museum to the city environment from the visitor’s perspective. Applied Computing and Informatics. Link
López-Bonilla, J. M., Granados-Perea, C. & López-Bonilla, L. M. (2018). Autores prolíficos líderes en la investigación turística española. Transinformação, 30(1), 39-50. Link
López-Bonilla, J. M., & López-Bonilla, L. M. (2007). Diferencias territoriales en la planificación y la gestión del destino turístico. Cuadernos de Turismo, 19, 71-90. Link
Mallor, E., Granizo, M. G. G., & Gardó, T. F. (2013). ¿Qué es y cómo se mide el Turismo Cultural? Un estudio longitudinal con series temporales para el caso Español. Pasos Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 11(2), 269-284. Link
Martos, L. & Santos, F. (2004). Economia de la cultura, museo y território. Una aproximación de la realidad andaluza. Encuentro Internacional Museo y Territorio, 61-96.
McKercher, B. (2002). Towards a classification of cultural tourists. International Journal of Tourism Research, 4(1), 29-38. Link
McKercher, B., & Cros, H. (2002). Cultural Tourism: the partnership between tourism and cultural heritage management. Abingdon: Routledge
Murtagh, B., Boland, P., & Shirlow, P. (2017). Contested heritages and cultural tourism. International Journal of Heritage Studies, 23(6), 506-520. Link
O´Doherty, B. (2002). No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes.
Organização Mundial de Turismo - OMT. (n.d.). Glossary of tourism terms. Link
Organização Mundial de Turismo - OMT. (1995). Compilación de las estadísticas del gasto turístico. (Manual Técnico No. 2). Madrid: OMT.
Pickering, C., & Byrne, J. (2014). The benefits of publishing systematic quantitative literature reviews for PhD candidates and other early-career researchers. Higher Education Research & Development, 33(3), 534-548. Link
Pine, B. J., Pine, J., & Gilmore, J. H. (1999). The Experience Economy: Work Is Theatre & Every Business a Stage. Harvard Business Press.
Pine, B. J., & Gilmore, J. H. (2007). Authenticity: What Consumers Really Want. Boston, MA: Harvard Business School Press.
Pordata. (2019). Onde há mais e menos espaços museológicos abertos ao público? Link
Prayag, G., & Ryan, C. (2012). Antecedents of tourists' loyalty to Mauritius the role and influence of destination image, place attachment, personal involvement, and satisfaction. Journal of Travel Research, 51(3), 342-356. Link
Prentice, R. (2001). Experiential cultural tourism: Museums & the marketing of the new romanticism of evoked authenticity. Museum Management and Curatorship, 19(1), 5-26. Link
Ramos, D. M. & Costa, C. M. (2017). Turismo: tendencias de evolução. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, 10(1), 21-33. Link
Reisinger, Y. (1994). Tourist: Host contact as a part of cultural tourism. World Leisure & Recreation, 36(2), 24-28. Link
Richards, G. (2001). The development of cultural tourism in Europe. In G. Richards (Eds.), Cultural Attractions and European Tourism. pp. 3-29. Oxon: Cabi Publishing.
Richards, G. & Munsters, W. (2010). Cultural tourism research methods. Wallingford: Cab International.
Rocher, G. (1977). Sociologia Geral. Lisboa: Presença.
Scopus. (2020a). Author profile. Retirado em julho de 2020. Dados recolhidos para cada autor.
Scopus. (2020b). Refine results. Retirado em julho de 2020. Dados recolhidos para cada conjunto de palavras-chave.
Serravalle, F., Ferraris, A., Vrontis, D., Thrassou, A., & Christofi, M. (2019). Augmented reality in the tourism industry: A multi-stakeholder analysis of museums. Tourism Management Perspectives, 32, 100549. Link
Silberberg, T. (1995). Cultural tourism and business opportunities for museums and heritage sites. Tourism Management, 16(5), 361-365. Link
Silva, S., Mendes, S. & Almeida, A.S.A. (2015). O papel dos museus nos constructos da experiência global do destino. O caso do Museu da Cerâmica de Caldas da Rainha. Tourism and Hospitality International Journal, 4(1), 48-70. Link
Silveira, A. S., & Rejowski, M. (2016). Cultural tourism and heritage: Casa da Hera Museum’s Imperial Tea. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 8(4), 451-463. Link
Smith, L. (2014). Visitor emotion, affect and registers of engagement at museums and heritage sites. Conservation Science in Cultural Heritage, 14(2), 125-132. Link
Stamboulis, Y., & Skayannis, P. (2003). Innovation strategies and technology for experience-based tourism. Tourism Management, 24(1), 35-43. Link
Stephen, A. (2001). The contemporary museum and leisure: recreation as a museum function. Museum Management and Curatorship, 19 (3), 297-308. Link
Stylianou-Lambert, T. (2011). Gazing from home: cultural tourism and art museums. Annals of Tourism Research, 38(2), 403-421. Link
Tarssanen, S., & Kylänen, M. (2005). A theoretical model for producing experiences–a touristic perspective. Articles on Experiences, 2(1), 130-149.
Tung, V. W. S., & Ritchie, J. B. (2011). Exploring the essence of memorable tourism experiences. Annals of Tourism Research, 38(4), 1367-1386. Link
Urry, J. (1990) The Tourist Gaze: Leisure and Travel in Contemporary Societies. London: Sage.
Wang, N. (1999). Rethinking authenticity in tourism experience. Annals of Tourism Research, 26(2), 349-370. Link
Winnicott, D. (1975). O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago.
Williams, R. (1988). Keywords: A Vocabulary of Culture and Society. Londres: Fontana.
Xavier, A. & Almeida, A. S. A. (2017). Políticas locais e impactos na conceção da experiência turística em espaços urbanos – os casos do Bairro Alto e da Mouraria, Lisboa. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional G&DR, 13(2), 322-350. Link
Xu, Z., Zhang, H., Zhang, C., Xu, M., & Dong, N. (2019). Exploring the role of emotion in the relationship between museum image and tourists’ behavioral intention: the case of three museums in Xi’an. Sustainability, 11(3), 559. Link
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).