Imagem de Destino Turístico: Um Estudo sobre as Publicações Científicas Internacionais / Tourist Destination Image: A Study on International Scientific Publications

Autores

Palavras-chave:

Turismo, Tourism, Imagem do Destino, Destination Image, Publicações Científicas, Scientific Publications, Artigos Internacionais, International Articles.

Resumo

RESUMO

Desde o surgimento da Internet e o efeito da globalização, a promoção dos destinos turísticos tem chamado atenção de empresários e estudiosos, devido à alta competitividade. Entender como influenciar os turistas, com uma imagem favorável e competitiva do destino, tem sido um dos principais esforços dos profissionais de marketing e dos pesquisadores da área. Por perceber a necessidade de estudos mais aprofundados nesse campo, essa pesquisa buscou analisar e entender 93 publicações internacionais, sobre a imagem de destinos turísticos na Plataforma Ebsco Host, visando também dar sequência aos estudos literários e bibliométricos de Nghiêm-Phú (2014), Vieira, Anjos e Souza (2014) e Scalabrini, Remoaldo e Lourenço (2015). Trata-se de uma pesquisa de carácter bibliográfico, com finalidade descritiva e com abordagem quantitativa. Quanto aos resultados, a pesquisa percebeu que a produção sobre a imagem de destinos turísticos é recente, pois verificou-se fragilidades e lacunas nos objetos, na construção da metodologia e nas dimensões básicas e conceituais da imagem.  

PALAVRAS-CHAVE

Turismo; Imagem do Destino; Publicações Científicas; Artigos Internacionais.

 

ABSTRACT

Since the emergence of the Internet and the effect of globalization, the promotion of tourist destinations has attracted the attention of entrepreneurs and scholars, due to the high competitiveness. Understanding how to influence tourists, with a favorable and competitive image of the destination, has been one of the main efforts of marketing professionals and researchers in the area. Perceiving the need for more in-depth studies in this area, this research sought to analyze and understand 93 international publications on the image of tourist destinations on the EBSCO Host Platform, also aiming to continue the studies literary and bibliometric by Nghiêm-Phú (2014), Vieira, Anjos and Souza (2014) and Scalabrini, Remoaldo and Lourenço (2015). It is a bibliographic research, with descriptive purpose and with a quantitative approach. As for the results, the research realized that the production on the image of tourist destinations is recent, found weaknesses and gaps in the objects, in the construction of the methodology and in the basic and conceptual dimensions of the image.

KEYWORDS

Tourism; Destination Image; Scientific Publications; International Articles.

 

AUTORIA

Paula Cristina Pereira Rodrigues Chaves – Mestra. Professora e pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4364614245822148. E-mail: paularodrigues.am@gmail.com

Edileuza Lobato da Cunha Mestra. Professora e pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6575691738538876. E-mail: ueaedileuza@gmail.com

Fernanda de Souza Farias - Mestra em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8238570751492715. E-mail: nandasfaias@hotmail.com

Luiz Carlos da Silva Flores – Doutor. Professor e pesquisador na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriu, Santa Catarina, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7475083040381574. E-mail: luiz.flores@univali.br

 

REFERÊNCIAS

Alves, F. M. (2003). Avaliação da Qualidade do Espaço Público Urbano. Coimbra: Dinalivro.

Baloglu, S. E., & Mccleary, K. (1999). A model of destination image formation. Annals of Tourism Research, 26(4), 868-897. Link

Bignami, R. V. (2002). A Imagem do Brasil no Turismo: construção, desafios e vantagem competitiva. São Paulo: Aleph.

Chagas, M. M. (2008). Imagem de destinos turísticos: Uma discussão teórica da literatura especializada. Turismo - Visão e Ação, 10(3), 435-455. Link

Chagas, M. M. (2009). Formação da imagem de destinos turísticos: uma discussão dos principais modelos internacionais. Caderno Virtual de Turismo, 9(1), 117-127. Link

Chon, K.-S. (1990). The role of destination image in tourism: A review and discussion. The Tourist Review, 45(2), 2-9. Link

Crompton, J. L. (1979). An assessment of the image of Mexico as a vacation destination and the influence of geographical location upon that image. Journal of Travel Research, 17, 18–23. Link

Dadgostar, B., & Isotalo, R. M. (1992). Factors affecting time spent by near-home tourists in city destinations. Journal of Travel Research, 31(2), 34-39. Link

Donaldson, R., & Ferreira, S. (2009). (Re)creating urban destination image: Opinions of foreign visitors to South Africa on safety and security? Urban Forum, 20(1), 1.

Echtner, C. M., & Ritchie, J. R. (1991). The meaning and measurement of destination image. The Journal of Tourism Studies, 2, 2-12

Echtner, C. M., & Ritchie, J. B. (2003). The meaning and measurement of destination image. The Journal of Tourism Studies, 14(1), 37-48. Link

Embacher, J., & Buttle, F. (1989). A repertory grid analysis of Austria's image as a summer vacation destination. Journal of Travel Research, 27(3), 3-7. Link

Faullant, R., Matzler, K., & Füller, J. (2008). The impact of satisfaction and image on loyalty: the case of Alpine ski resorts. Managing Service Quality: An International Journal, 24(6), 163-178. Link

Ferreira, A. B. (2001). Miniaurélio Século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Gallarza, M. G., Saura, I. S., & Garcia, H. C. (2002). Destination image: towards a conceptual framework. Annals of Tourism Research, 29(1), 56-78. Link

Gartner, W. C. (1993). Image formation process. Journal of Travel & Tourism Marketing, 2(2-3), 191–216. Link

Gunn, C. (1972). Vacationscape: designing tourist regions. Washington: Taylor and Francis, University of Texas.

Gunn, C. (1988). Vacationscape: designing tourist regions. New York: V.N. Reinhold.

Gutiérrez, H. S. (2005). Estudio de La imagen de destino turístico y el proceso global de satisfacción: adopción de un enfoque integrador. Tese. Doutorado em Administración de Empresas, Universidad de Cantabria, Espanha. Link

Huang, Z., Li, M. & Cai, L. (2010). A model of community-based festival image. International Journal of Hospitality Management, 29(2), 254-260. Link

Hunt, J. D. (1971). Image - A factor in Tourism. USA: Colorado State University Press.

Ituassu, C. T. (2004). Destino Brasil: Uma análise da campanha publicitária realizada pela Embratur no ano 2000 e sua contribuição para a formação da imagem do país. Dissertação, Mestrado em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Link

Kotler, P.; Haider, D. H., & Rein, I. (1994). Marketing público: como atrair investimentos, empresas e turismo para cidades, regiões, estados e países. São Paulo: Makron Books.

Kovacs, M. H., Barbosa, M. D. L., Mesquita, A. E., & Souza, A. G. (2012). Pesquisa em turismo: Uma avaliação das metodologias empregadas nos artigos publicados nos anais no triênio do seminário anual da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR. Turismo - Visão e Ação, 14(1), 19-34. Link

Leisen, B. (2001). Image segmentation: the case of a tourism destination. Journal of Services, 15(1), 49-66. Link

Lynch, K. (1960). The Image of the City. Cambridge: The M.I.T. Press.

MacInnis, D. J., & Price, L. L. (1987). The role of imagery in information processing: Review and extensions. Journal of Consumer Research, 13(4), 473-491. Link

MacKay, K. J., & Fesenmaier, D. R. (1997). Pictorial element of destination in image formation. Annals of Tourism Research, 24(3), 537-565. Link

Milman, A., & Pizam, A. (1995). The role of awareness and familiarity with a destination: The central Florida case. Journal of Travel Research, 33(3), 21-27. Link

Nghiêm-Phú, B. (2014). A review of destination image studies from 2008 to 2012. European Journal of Tourism Research, 8(1), 35-65. Link

Pike, S. (2002). Destination image analysis - A review of 142 papers from 1973 to 2000. Tourism Management, 23(5), 541-549. Link

Santaella, L., & Nöth, W. (1998). Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras.

Scalabrini, E. C., Remoaldo, P. C., & Lourenço, J. M. (2015). Imagem de destinos turísticos: um estudo sobre as publicações brasileiras. Turismo em Análise, 26(3), 541-557. Link

Stepchenkova, S., & Mills, J. E. (2010). Destination image: a meta-analysis of 2000–2007 research. Journal of Hospitality Marketing & Management, 19(6), 575-609. Link

Tapachai, N., & Waryszak, R. (2000). An examination of the role of beneficial image in tourist destination selection. Journal of Travel Research, 39(1), 37-44. Link

Tasci, A. D., Gartner, W. C., & Cavusgil, S. T. (2007). Measurement of destination brand bias using a quasi-experimental design. Tourism Management, 28(6), 1529-1540. Link

Vieira, R., Anjos, S. J., & Souza, V. S. (2014). Destination Image in Tourism: Em busca de categorias de Análise. Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, Foz do Iguaçu.

 

PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 27 JUL 21 Aceito: 21 JUL 21

 

 

Biografia do Autor

Paula Cristina Pereira Rodrigues Chaves, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil. Professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4364614245822148. E-mail: paularodrigues.am@gmail.com

Edileuza Lobato da Cunha, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil. Professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6575691738538876. E-mail: ueaedileuza@gmail.com.

Fernanda de Souza Farias, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil.

Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8238570751492715. E-mail: nandasfaias@hotmail.com

Luiz Carlos da Silva Flores, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catariana, Brasil. Professor e pesquisador na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, Santa Catarina, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7475083040381574. E-mail: luiz.flores@univali.br

Downloads

Publicado

2021-12-09

Como Citar

Chaves, P. C. P. R., da Cunha, E. L., Farias, F. de S., & Flores, L. C. da S. (2021). Imagem de Destino Turístico: Um Estudo sobre as Publicações Científicas Internacionais / Tourist Destination Image: A Study on International Scientific Publications. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 13(4). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8995