Por um Mundo Mais Amoroso e Autopoiético! Reflexões Amorcomtur! Durante a Pandemia Covid 19 / For a More Loving and Autopoietic World! Reflections Amorcomtur! during Pandemic Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Turismo, Tourism, Amorcomtur!, Amorosidade, Lovingness, Autopoiese, Autopoiesis, Covid-19.

Resumo

RESUMO

Este texto é uma produção coletiva do Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese - Amorcomtur! - com reflexões sobre desafios e sinalizadores de um mundo pós-pandemia, a partir de pesquisas que vêm apontando para o Avesso do Turismo. O grupo trabalha com referenciais teóricos transdisciplinares, na perspectiva da Ciência Contemporânea Ecossistêmica Complexa, pautada pela visão holística. A estratégia metodológica é a Cartografia dos Saberes, associada às matrizes rizomáticas (Baptista, 2014, 2017, 2020), para a pesquisa qualitativa. A Pandemia Covid-19 significou a emergência brusca de freios a processos capitalísticos, que vinham marcando os ecossistemas turístico-comunicacionais-subjetivos, nos mais diversos territórios e dimensões, atingindo a escala planetária, o que compreendemos como alertas máximos, no sentido da necessidade de emergência de um mundo mais amoroso e autopoiético, pautado pela responsabilidade ecossistêmica.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo; Amorcomtur!; Amorosidade; Autopoiese; Covid-19.

 

ABSTRACT

The text is a collective production by Amorcomtur! Study Group on Communication, Tourism, Lovingness and Autopoiesis, reflecting on challenges and signs of a worldwide post-pandemic, based on research that was announced like for Reverse Side of Turismo. The group works with transdisciplinary theoretical references, in the perspective of the Ecosystem Complexity of Contemporary Science, guided by the holistic view. A methodological strategy is the Cartography of Knowledge, associated with rhizomatic matrices (Baptista, 2014, 2017, 2020), for qualitative research, both in its process and in the production of its narratives. Covid's 19 Pandemic meant the sudden emergence of brakes on capitalistic processes, which had been marking the tourist-communicational-subjective ecosystems, in the most diverse territories and dimensions, reaching the planetary scale, which we understand as maximum alerts, in the sense of the need to emergence of a more loving and autopoietic world, guided by ecosystemic responsibility.

KEYWORDS

Tourism; Amorcomtur!; Lovingness; Autopoiesis; Covid-19.

AUTORIA

Maria Luiza Cardinale Baptista – Doutora. Professora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2996705711002245, Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7096-1160, E-mail: malu@pazza.com.br

Camila Carvalho de Melo – Mestra. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/4047509691385278 , ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9285-4692, E-mail: camila.carvmelo@gmail.com

Jóice dos Santos Bernardo – Bacharela. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/6767608230556344, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8220-9382, E-mail: jsbernaro@ucs.br

Rudinei Picinini – Bacharel. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9217552460734892 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9291-8438 E-mail: rudinei.rp@gmail.com

Simone Maria Sandi – Tecnóloga. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/4504421423910162 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6265-4470 E-mail: smsandi@gmail.com

José Almeida Santos – Mestre. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/5800196825718422  ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1856-6913 E-mail: josealmeidasantos259@gmail.com

Carlos Eduardo Haas Hammes – Bacharel. Pesquisador do Grupo de Estudos AMORCOMTUR! no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/6002679316138402  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1331-3386 E-mail: carloshammes@gmail.com

Karen Dannenhauer – Acadêmica de Comunicação Social, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/8535592066911019 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9964-3812  E-mail: kdannenhauer@ucs.br

Jennifer Bauer Eme - Bacharela. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/3507331084688068 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4095-4944 E-mail: jbauer.eme@gmail.com

 

 

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PROCESSO EDITORIAL ESPECIAL COVID-19

Recebido: 27 JUN 20; Aceito: 29 JUN 20.

Biografia do Autor

Maria Luiza Cardinale Baptista, Universidade de Caxias do Sul

Professora de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (Universidade de Caxias do Sul-UCS). Doutora em Ciências da Comunicação (Universidade de São Paulo-USP).

Camila Carvalho de Melo, Universidade de Caxias do Sul

Bacharela em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Mestre e Doutoranda em Turismo e Hospitalidade – PPGTURH/UCS. 

Jóice dos Santos Bernardo, Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Turismo e Hospitalidade, bacharela em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas. Pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul. 

Rudinei Picinini, Universidade de Caxias do Sul

Mestrando em Turismo e Hospitalidade (UCS/Bolsa CAPES). Cursando MBA em Big Data e Inteligência Competitiva (UniAmérica). Bacharel em Comunicação Social -  Publicidade e Propaganda (UCS).

Simone Maria Sandi

Tecnóloga em Hotelaria pela UCS campus Canela. MBA de Gestão Estratégica de Pessoas pela UCS. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade. 

José Almeida Santos, Universidade de Caxias do Sul

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hospitalidade (PPGTURH) - Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IF/AL - Campus Maceió-AL

Carlos Eduardo Haas Hammes, Universidade de Caxias do Sul

Especialista em Produção, Gestão e Mercado Cultural pelo SESC Santo Amaro. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Unisinos. Pesquisador do Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese (AMORCOMTUR! –UCS- CNPq).

Karen Dannenhauer, Universidade de Caxias do Sul

Acadêmica de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas na Universidade de Caxias do Sul. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese (AMORCOMTUR! –UCS- CNPq).

Jennifer Bauer Eme, Universidade de Caxias do Sul

Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UCS. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade. 

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Publicado

2020-07-12

Como Citar

Baptista, M. L. C., de Melo, C. C., Bernardo, J. dos S., Picinini, R., Sandi, S. M., Santos, J. A., … Eme, J. B. (2020). Por um Mundo Mais Amoroso e Autopoiético! Reflexões Amorcomtur! Durante a Pandemia Covid 19 / For a More Loving and Autopoietic World! Reflections Amorcomtur! during Pandemic Covid-19. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 12. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8690

Edição

Seção

SPECIAL ISSUE Destination Management and Smart Destinations in Latin America and Asia