[Seção Especial: Turismo em Portugal] Casas de Fado de Lisboa: Entre Autenticidade e Turistificação / Fado Houses of Lisbon: Between Authenticity and Touristification
Palavras-chave:
Turismo, Tourism, Gastronomia, Gastronomy, Autenticidade, Authenticity, Casas de Fado, Fado Houses, Lisboa, Lisbon, Portugal.Resumo
RESUMO
A gastronomia tem vindo a ser reconhecida enquanto património intangível determinante na valorização dos destinos turísticos. Experienciada em compósito com outros patrimónios, como o Fado, nomeadamente nas Casas de Fado de Lisboa, pode contribuir para a potenciação da autenticidade da oferta turística da cidade. Assim sendo, estabelece-se uma conexão entre dois patrimónios intangíveis, um deles [Fado], classificado como Património da Humanidade pela Unesco, a qual pode ser potenciadora de um aprofundamento do conhecimento da cultura da cidade e do país. Neste contexto, o presente artigo visa averiguar, de forma exploratória, a perspetiva dos proprietários/gestores das Casas de Fado lisboetas, relativamente às características da sua oferta turístico cultural [e gastronómica], bem como os principais elementos transformadores dessa oferta ao longo do tempo. Apoia-se numa metodologia de estudo de caso, colocando em destaque uma reflexão sobre a importância dos valores identitários do Fado e da gastronomia na construção de experiências cultural-gastronómicas, para seguidamente apresentar uma análise de conteúdo das ementas oferecidas pelas casas de Fado com vista a determinar a valorização atribuída à gastronomia tradicional. Adicionalmente, apresentam-se também os resultados de um inquérito por entrevista aplicado aos proprietários/gestores de Casas de Fado, que põem em evidência elementos transformadores na oferta das Casas de Fado que apelam a novas preocupações na sua gestão, tais como a nível da defesa da qualidade do Fado, da tipicidade da gastronomia oferecida, da adequação da decoração do estabelecimento, atmosfera e memorabilia fadista bem como relação intersectorial.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo; Gastronomia; Autenticidade; Casas de Fado; Lisboa, Portugal.
ABSTRACT
Gastronomy has been valued as an intangible heritage that contributes to the valorization of tourist destinations. Experiencing gastronomy with other intangible heritages, such as Fado [World Heritage of Unesco], namely in Fado Houses of Lisbon, could enhance the authenticity of the city’s tourist experience. In this context, this chapter aims to analyse the House of Fado managers’ perspective regarding the characteristics of the cultural touristic supply, as well as the main transforming elements of that supply over time. In accordance, it is based on a case study methodology, highlighting the importance of the identity values of Fado and Gastronomy in the construction of cultural-gastronomic experiences.
KEYWORDS
Tourism; Gastronomy; Authenticity; Fado Houses; Lisbon, Portugal.
AUTORIA
Cláudia Helena Henriques - Doutora. Professora na Universidade do Algarve e Investigadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar, Faro, Portugal. Currículo: https://www.researchgate.net/profile/Claudia-Henriques-3 E-mail: chenri@ualg.pt
João Albino Silva – Doutor. Professor na Universidade do Algarve e Investigador do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar, Faro, Portugal. Currículo: https://www.researchgate.net/profile/Joao-Silva-39 E-mail: jsilva@ualg.pt
Miriam de Oliveira Santos - Doutora. Professora e Investigadora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Investigadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar, Universidade do Algarve, Faro, Portugal. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6150444010498123 E-mail: mirsantos@uol.com.br
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PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 28 ABR 20 Aceito: 22 DEZ 20.
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