Turismo e Cinema: Produção Cinematográfica e Atratividade Turística em Garibaldi-RS, Brasil / Tourism and Cinema: Cinematographic Production and Tourist Attractivity In Garibaldi-RS, Brazil

Autores

  • Vanilson Pereira Silveira Universidade Federal do Rio Grande/ Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI)- Campus da Santa Vitória do Palmar
  • Maria Luiza Cardinale Baptista Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Turismo, Tourism, Cinema, Atratividade Turística, Tourist Attractiveness, Garibaldi-RS, Brasil, Brazil.

Resumo

RESUMO

O objetivo do artigo é discutir a relação entre cinema e turismo, tendo como lócus de análise o município de Garibaldi, localizado na Serra Gaúcha no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Em termos teóricos, envolve uma abordagem transdisciplinar, com estudos em Turismo e Comunicação. A metodologia é constituída de uma revisão bibliográfica para abordagem conceitual da temática e identificação das locações contidas nas obras audiovisuais. Em termos de resultados, torna-se possível apontar o cinema como um significativo recurso capaz de promover e divulgar as destinações turísticas. No caso de Garibaldi, as produções cinematográficas, tem representado um diferencial estratégico em seu posicionamento, contribuindo para reafirmar a vocação turística e cinematográfica da região. A criação da Garibaldi Film Commission e da rota cinematografia ‘Garibaldi uma Cidade de Cinema’, estão entre as ações adotadas no intuito de captar produções e diversificar o setor turístico. Ademais, os lugares utilizados como cenários, permitem apontar para a promoção dos atrativos históricos e culturais da região.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo; Cinema; Atratividade Turística; Garibaldi-RS, Brasil.

 

ABSTRACT

This paper aims to discuss the relationship between cinema and tourism, taking as its analysis the municipality of Garibaldi, located in Serra Gaúcha [Rio Grande do Sul, Brazil]. Theoretically, it’s a transdisciplinary approach Tourism – Communication with a literature review to approach the theme and to identify locations contained in audiovisual works. It’s possible to point movies as a resource to promote and disseminate tourist destinations. The cinematographic productions that take place in Garibaldi represent a differential strategy to reaffirm the region's vocation to tourism and cinematography. The Garibaldi Film Commission and the cinematography route ‘Garibaldi a cinematography city’ are strategic to capture productions and to diversify the local tourism. In addition, the places used as sceneries can be directed to promote historical and cultural attractions in the region.

KEYWORDS

Tourism; Cinema; Audiovisual; Communication; Garibaldi-RS, Brazil.

 

AUTORIA

Vanilson Pereira Silveira – Mestre. Professor na Fundação Universidade Rio Grande, Santa Vitória do Palmar-RS, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2136-9184. E-mail: vanilson.silveira@gmail.com

Maria Luiza Cardinale Baptista – Doutora. Professora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul-RS, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7096-1160 E-mail: mlcbaptista@ucs.br

 

REFERÊNCIAS

Albernaz, P. da C. (2009). Curta Brasília: A imagem da cidade no olhar do cinema e sua relação com o turismo. Dissertação, Mestrado em Turismo, Universidade de Brasília, Brasília.

Beeton, S. (2005). Film induced tourism. Clevedon: Channel View Publications.

Brusadin, L., & Rocha G. (2015). Convergências culturais na pós-modernidade. Novas Edições Acadêmicas.

Bernardet, J. C. (2001). O que é cinema. São Paulo: Brasiliense.

Dias, F. (2010). A promoção de destinos turísticos através do cinema: a via mais eficaz. 1ª Conferência internacional sobre Cinema e Turismo.

Fois-Braga, H. (2009). Turismo (d)e Teledramaturgia na narração dos espaços urbanos: a representação da cidade de Tiradentes na minissérie Hilda Furacão da Rede Globo.  Dissertação, Mestrado em Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais. Link

Gastal, S., & Castrogiovanni, A. C. (2003). Turismo na Pós-Modernidade: (des)Inquietações. Porto Alegre: EdiPucrs.

Gastal, S. (2005). Turismo, Imagens e Imaginários. São Paulo: Aleph.

Molina, S. (2003). O Pós-Turismo. São Paulo: Aleph.

Macionis, N. (2004).  Understanding the film induced tourists. Procedings… International Tourism and Media Conference. Melbourne, Australia, Tourism Research Unit, Monash University, p. 86-97.

Ministério do Turismo do Brasil. (2007). Estudo de Sinergia e Desenvolvimento entre as Indústrias do Turismo & Audiovisual Brasileiras. Brasília: Ministério do Turismo. Link

Mendes, A. C., & Camargo, I. A. (2006). Cidade Maravilhosa: olhares cinematográficos contemporâneos. Discursos Fotográficos, 2(2), 44-67. Link

Nascimento, F. M. (2009). Cineturismo. São Paulo: Aleph.

Perlin, A. K. (2010). Turismo cinematográfico: potencialidades das produções cinematográficas como fator de atração turística. Trabalho de Conclusão de Curso, Bacharelado em Turismo,  Centro Universitário La Salle, Canoas, RS. Link

Prefeitura Municipal de Garibaldi. (2015). Comercial de Natal da Coca-Cola, gravado em Garibaldi, já está no ar. Link

Reijnders, S. (2011). Stalking the count: Dracula, fandom and Tourism. Annals of Tourism Research, 38(1), 231-248. Link

Roesch, S. (2009). The Experiences of Film Location Tourists. Briston: Channel View Publications.

 

PROCESSO EDITORIAL

 Recebido: 26 ABR 19; Aceito: 15 SET 20

 

 

Downloads

Publicado

2020-11-09

Como Citar

Silveira, V. P., & Baptista, M. L. C. (2020). Turismo e Cinema: Produção Cinematográfica e Atratividade Turística em Garibaldi-RS, Brasil / Tourism and Cinema: Cinematographic Production and Tourist Attractivity In Garibaldi-RS, Brazil. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 12(4). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8035