Turismofobia: Notas sobre o Processo de Imaginação Social no Turismo / Tourismphobia: Notes on the Process of Social Imagination in Tourism
Palavras-chave:
Turismo, Tourism, Imagem, Image, Imaginário Social, Social Imaginary, Turismofobia, Tourismphobia.Resumo
RESUMO
O turismo movimenta milhões de pessoas anualmente, impulsionado em especial pelas imagens presentes no imaginário social coletivo. O imaginário coletivo voltado ao turismo, entretanto, propaga representações muitas vezes estereotipadas, criando movimentos de confronto à atividade, pelas populações dos destinos turísticos, configurando-se a turismofobia. Assim, esse artigo de caráter bibliográfico, documental e explicativo, analisa o processo de criação de tal imaginário social, para a melhor compreensão dos conflitos sociais, nesse sentido auxiliando no aprofundamento da teoria turística. O objetivo é o de compreender as relações de poder presentes na atividade turística, que orientam os fluxos turístico para determinadas localidades, possibilitando o surgimento da turismofobia. A turismofobia estaria associada a fetichização e a espetacularização envolta na atividade turística, assim como a um imaginário social burguês que interpreta o turista como um inimigo a ser combatido.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo; Imagem; Imaginário Social; Turismofobia.
ABSTRACT
Tourism moves millions of people annually, driven particularly by the images present in the collective social imaginary. The collective imaginary focused on tourism, however, propagates representations that are often stereotyped, creating movements to confront activity, by the populations of tourist destinations, configuring tourismphobia. Thus, this paper of bibliographical, documentary and explanatory character, analyzes the process of creating the social imaginary for a better understanding of this social conflict, thus helping to deepen the tourism theory. The objective is to understand the power relations present in the tourist activity that guide the tourist flow to certain locations, enabling the emergence of tourismphobia. Tourismophobia would be associated with fetishization and spectacularizing involved in tourist activity, as well as with a bourgeois social imaginary that interprets tourists as an enemy to be fought.
KEYWORDS
Tourism; Image; Social Imaginary; Tourismphobia.
AUTORIA
Renan Augusto Moraes Conceição – Mestre. Professor colaborador no Curso de Turismo e Negócios, Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, PR, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6630383321789210 E-mail: renan.conceicao@hotmail.com
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PROCESSO EDITORIAL
Recebido 9 FEV 2020; Aceito 18 MAR 2020.
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