Gestão Turística: Estrutura de Gestão dos Destinos Algarve-Portugal e Foz do Iguaçu-Brasil / Tourist Management: Destinations Management Structure in Algarve-Portugal and Foz do Iguaçu-Brazil

Autores

  • Rosislene de Fátima Fontana Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Sara Joana Gadotti dos Anjos Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - Balneário Camboriú.
  • Patrícia Susana Lopes Guerrilha Santos Pinto Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, Portugal, Campus de Gambelas.

Palavras-chave:

Turismo Destino Turístico. Gestão de Destino. Foz do Iguaçu-PR, Brasil. Algarve, Portugal. Tourism. Destination Management. Tourism Destination. Foz do Iguaçu-PR, Brazil. Algarve, Portugal.

Resumo

Resumo

A competitividade entre os destinos turísticos vem exigindo de seus gestores, cada vez mais, estratégias para se manterem no mercado. A gestão do destino deve ser compartilhada pelo setor público e privado, vislumbrando um melhor gerenciamento dos recursos da destinação. Diante desta constatação, o presente artigo tem por objetivo reconhecer a estrutura de gestão do turismo de dois destinos consolidados internacionalmente: o Algarve, situado ao sul de Portugal, um dos principais destinos turísticos do país europeu; e Foz do Iguaçu, no Brasil, localizado na tríplice fronteira com a Argentina e o Paraguai, terceiro destino turístico que mais recebe estrangeiros no País. Trata-se de pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados demonstraram que em ambos os destinos, as organizações públicas e privadas se fazem presentes no processo de gestão, mesmo apresentando estruturas diferenciadas.

Palavras-chaveTurismo Destino Turístico. Gestão de Destino. Foz do Iguaçu-PR, Brasil. Algarve, Portugal.

 

ABSTRACT

Competitiveness among tourist destinations has increasingly required its managers to stay in the market. Thus, the management of the destination should be made up of people from both the public and private sectors, looking for a better management of the resources of the destination. The objective of this article is to recognize the tourism management structure of two internationally renowned destinations: the Algarve, situated in the south of Portugal, one of the main tourist destinations in this European country; and Foz do Iguaçu, Brazil, located on the triple border with Argentina and Paraguay, the third most visited tourist destination in the country. This is an exploratory descriptive research, with a qualitative approach, involving bibliographical and documentary research. The results indicate that in both destinations, public and private organizations are present in the management process, even though they have different structures.

KEYWORDS

Tourism. Destination Management. Tourism Destination. Foz do Iguaçu-PR, Brazil. Algarve, Portugal.

 

AUTORES

Rosislene de Fátima Fontana – Doutora. Docente Curso de Hotelaria - CCSA e Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR, Brasil.  Currículo: http://lattes.cnpq.br/0411099241790537 E-mail: rosislene.fontana@gmail.com

Sara Joana Gadotti dos Anjos – Doutora. Professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, SC, Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/6577619488007785 E-mail: sara@univali.br

Patrícia Susana Lopes Guerrilha Santos Pinto – Doutora. Professora na Universidade do Algarve, Faro, Algarve, Portugal. Currículo: https://www.cieo.pt/INV/130/cv130.pdf E-mail: pvalle@ualg.pt

 

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Processo Editorial

Recebido 2 JAN 2018. Avaliado: ABR. Aceito: 22 MAI 2018

Biografia do Autor

Rosislene de Fátima Fontana, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Docente Curso de Hotelaria - CCSA e Docente Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (Mestrado e Doutorado) da Unioeste.

Sara Joana Gadotti dos Anjos, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - Balneário Camboriú.

Professora e Pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) Balneário Camboriú.

Patrícia Susana Lopes Guerrilha Santos Pinto, Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, Portugal, Campus de Gambelas.

Professora Associada com Agregação em Métodos Quantitativos aplicados à Economia e à Gestão, na especialidade de Estatística, na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, Portugal. Investigadora e vice-presidente do Centro de Investigação sobre os Espaços e as Organizações, Universidade do Algarve, Portugal, Campus de Gambelas.

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Publicado

2018-10-10

Como Citar

Fontana, R. de F., Gadotti dos Anjos, S. J., & Lopes Guerrilha Santos Pinto, P. S. (2018). Gestão Turística: Estrutura de Gestão dos Destinos Algarve-Portugal e Foz do Iguaçu-Brasil / Tourist Management: Destinations Management Structure in Algarve-Portugal and Foz do Iguaçu-Brazil. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 10(4). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5916