Turismo e Eventos de Negócios: Um Estudo em Caxias do Sul-RS, Brasil / Tourism and Business Events: A Study in Caxias do Sul-RS, Brazil
Palavras-chave:
Turismo. Tourism. Eventos de Negócios. Business Events. Caxias do Sul-RS, Brazil.Resumo
Resumo
Este estudo faz parte de uma pesquisa maior, denominada ‘Turismo de Negócios em Caxias do Sul-RS’ cujo tema versa sobre as condições e possibilidades do turismo de eventos de negócio numa cidade de porte médio, com vocação industrial. O objetivo é o de analisar as percepções dos agentes sociais que atuam no turismo de eventos de negócios, na referida cidade, acerca das condições que os espaços destinados à realização dos mesmos, na localidade. O estudo exploratório, de natureza qualitativa, utilizou como estratégia metodológica a entrevista semiestruturada, realizada com agentes envolvidos direta ou indiretamente na promoção de eventos e no atendimento da demanda de turistas em Caxias do Sul, no sul do Brasil. O método de análise foi o de conteúdo. Feita a análise, dos relatos dos entrevistados nasceram duas categorias analíticas que auxiliam a discussão do tema: <espaços de eventos de negócios> e <infraestrutura>. Os resultados evidenciaram que não há espaços para eventos de negócio em número suficiente em Caxias do Sul, cidade que abriga o segundo polo industrial do Estado do Rio Grande do Sul, e que os espaços existentes apresentam limitações e problemas estruturais. Os dados apontam para falta de investimentos no setor, o que cria um contraponto entre o discurso de uma cidade que quer promover turismo de eventos de negócios, mas acredita que toda infraestrutura deva ser provida pelo setor público.
Palavras-Chaves
Turismo. Eventos de Negócios. Caxias do Sul-RS, Brasil.
ABSTRACT
This study is part of the research "Business Tourism in Caxias do Sul", about the conditions and possibilities of tourism for business events in a medium-sized industrial city. The objective is to analyze the perceptions of the social agents that work with tourism of business events about the conditions that the spaces destined to the accomplishment of business events present in the city. The exploratory study, of a qualitative nature, used as a methodological strategy the semi-structured interview, carried out with agents directly or indirectly involved in the promotion of events and in meeting the demand of tourists in Caxias do Sul. The method of analysis was the content and the reports of the interviewees were born two analytical categories that help the discussion of the theme: the spaces of business events and the absence of infrastructure. The results showed that there are not enough spaces for business events in Caxias do Sul, a city that is home to the second industrial hub of the Rio Grande do Sul State and that the existing spaces have limitations and structural problems. The data points to a lack of investments in the sector, which creates a counterpoint between the discourse of a city that wants to promote tourism of business events, but believes that all infrastructure should be provided by the public sector.
KEY-WORDS
Tourism. Business Events. Caxias do Sul-RS, Brazil.
AUTORES
Francisco Carlos Vieira de Sá – Mestre, Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul-RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7310712035135703 E-mail: francisco.fcvsa@gmail.com
Vania B. Merloti Heredia – Doutora. Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul-RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2028194865995189 E-mail: vbmhered@ucs.br
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Processo Editorial
Recebido: 15 DEZ 2017. Avaliado: JAN – AGO. Aceito: 25 NOV 2018
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