Autoplágio e Pesquisa Científica: Moral e Ética na Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade / Self-Plagiarism and Scientific Research: Moral and Ethics in Tourism and Hospitality Post Graduation Programs
Palavras-chave:
Turismo. Tourism. Hospitalidade. Hospitality. Ética. Ethic. Autoplágio. Self-Plagiarism. Autocitação. Self-Citation.Resumo
RESUMO
Este artigo tem por pretensão incentivar a discussão sobre o autoplágio em produções científicas no Turismo e na Hospitalidade, com base na ética acadêmica. Para tanto, buscou analisar as opiniões de pesquisadores que atuam como coordenadores de programas de pós-graduação stricto sensu da área, sobre a utilização de autoplágio em artigos acadêmicos. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, mediante aplicação de questionário a coordenadores de programas de mestrado e doutorado em Turismo e Hospitalidade no Brasil. Na literatura há uma dimensão ainda indefinida sobre o autoplágio, em meio à legislação sobre o tema e aos preceitos da moral e da ética. Os pesquisadores tendem a usar a autocitação sem considera-la como autoplágio, e destacam o produtivismo com impacto negativo na produção de novas pesquisas. Observou-se que a autocitação na ética acadêmica está em debate e, embora apresente discordâncias dentro da academia, os resultados apontaram forte tendência pela adoção dos critérios estabelecidos pelo CNPq.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo. Hospitalidade. Ética. Autoplágio. Autocitação.
ABSTRACT
This article intends to encourage the discussion about self-plagiarism in scientific productions in Tourism and Hospitality based on academic ethics. Therefore, it was sought to analyze the opinions of researchers, who act as coordinators of stricto sensu post-graduate programs in the area, on the use of self-plagiarism in academic articles. This study regards an exploratory and qualitative research through the application of a questionnaire for coordinators of master's and doctoral degree programs in Tourism and Hospitality in Brazil. In the literature there is still an undefined dimension on self-plagiarism amid legislation on the theme and the precepts of morality and ethics. Researchers tend to use self-citation without considering it as self-plagiarism and highlight productivism with negative impact on the production of new research. It was observed that self-citation in academic ethics is under debate and, although it presents disagreements within the academy, the results pointed out a strong tendency for the adoption of the criteria established by National Council for Scientific and Technological Development (CNPq).
KEYWORDS
Tourism. Hospitality. Ethic. Self-Plagiarism. Self-Citation.
AUTORAS
Mirian Rejowski – Doutora. Professora no Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8468269699377558 E-mail: mirwski@gmail.comVanuza Bastos Rodrigues – Mestra. Doutoranda em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4031392207390120 E-mail: vanuzabastos@bol.com.br
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PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 7 DEZ 2017. Avaliado JAN-FEV. Aceito: 8 AGO 2018
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