Estrada Turística Itiquira: Uma Viagem Através da Perspectiva do Marketing Estratégico / Itiquira Tourist Road: A Trip through the Perspective of Strategic Marketing
Palavras-chave:
Turismo. Marketing Estratégico. Estrada Turística. Estrada GO-116. Formosa, Goiás, Brasil. Tourism. Strategic Marketing. Tourist Road. Road GO-116. Formosa, Brazil.Resumo
RESUMO
Nesse artigo, propôs-se identificar oportunidades para a dinamização da atividade turística na estrada GO-116, localizada no município de Formosa, no estado de Goiás, Brasil. O estudo possui caráter exploratório, com revisão bibliográfica na perspectiva do planejamento e do marketing estratégico, com investigações in loco e teste dos instrumentos formulados. As etapas de investigação compreendem a avaliação dos recursos atuais e potenciais e o levantamento dos níveis de serviço e de competitividade. Como resultado, tem-se o delineamento de uma metodologia estratégica para a dinamização da atividade turística, quando pressupõe-se passar da venda isolada à comercialização de um produto integrado. Os procedimentos metodológicos permitirem a priorização e a sistematização das oportunidades identificadas, passível de aplicação em processos de planejamento participativo. As análises indicam a intervenção no composto do produto, implicam em melhoria dos canais de venda, de promoção e de comunicação, enquanto a abordagem da estrada, na perspectiva do produto turístico, destaca-se como tema amplo e interdisciplinar, sobre o qual há muito a ser investigado, em particular pela sua influência no desenvolvimento dos destinos.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo. Marketing Estratégico. Estrada Turística. Estrada GO-116. Formosa, Goiás, Brasil.
ABSTRACT
In this article it was proposed to identify opportunities to optimize the touristic activity on GO-116 road, located in the municipality of Formosa, in the state of Goiás, Brazil. The study has a exploratory character, with bibliographic review on the perspective of planning and strategic marketing, with investigations in loco and testing of formulated instruments. The research steps comprise the evaluations of the current resources, the potentials and raising the levels of service and competitiveness. As a result, the design of a strategic methodology for the dynamization of tourism activity is proposed, when it is assumed that it is going from the isolated sale to the commercialization of an integrated product. Methodological procedures allow the priorization and the systematization of the identified opportunities and it is applicable in participatory planning processes. The analysis indicate the intervention in the compound of the product, improvement of sales, promotion and communication, while the approach on the road, from the perspective of the touristic product, stands out as a broad and interdisciplinary theme, on wich there is much to be investigated, in development of destinations.
KEYWORDS
Tourism. Strategic Marketing. Tourist Road. Road GO-116. Formosa, Goiás, Brazil.
AUTORA
Elisangela Aparecida Machado da Silva - Doutora. Pesquisadora em Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Transportes, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3798485138463870 E-mail: elisangela-machado@hotmail.com
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PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 30 NOV 2017. Avaliado: DEZ-JUN. Aceito: 11 AGO 2018
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