Estrada Turística Itiquira: Uma Viagem Através da Perspectiva do Marketing Estratégico / Itiquira Tourist Road: A Trip through the Perspective of Strategic Marketing

Autores

  • Elisangela Aparecida Machado da Silva Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Turismo. Marketing Estratégico. Estrada Turística. Estrada GO-116. Formosa, Goiás, Brasil. Tourism. Strategic Marketing. Tourist Road. Road GO-116. Formosa, Brazil.

Resumo

RESUMO

Nesse artigo, propôs-se identificar oportunidades para a dinamização da atividade turística na estrada GO-116, localizada no município de Formosa, no estado de Goiás, Brasil. O estudo possui caráter exploratório, com revisão bibliográfica na perspectiva do planejamento e do marketing estratégico, com investigações in loco e teste dos instrumentos formulados. As etapas de investigação compreendem a avaliação dos recursos atuais e potenciais e o levantamento dos níveis de serviço e de competitividade. Como resultado, tem-se o delineamento de uma metodologia estratégica para a dinamização da atividade turística, quando pressupõe-se passar da venda isolada à comercialização de um produto integrado. Os procedimentos metodológicos permitirem a priorização e a sistematização das oportunidades identificadas, passível de aplicação em processos de planejamento participativo. As análises indicam a intervenção no composto do produto, implicam em melhoria dos canais de venda, de promoção e de comunicação, enquanto a abordagem da estrada, na perspectiva do produto turístico, destaca-se como tema amplo e interdisciplinar, sobre o qual há muito a ser investigado, em particular pela sua influência no desenvolvimento dos destinos.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo. Marketing Estratégico. Estrada Turística. Estrada GO-116. Formosa, Goiás, Brasil.

ABSTRACT

In this article it was proposed to identify opportunities to optimize the touristic activity on GO-116 road, located in the municipality of Formosa, in the state of Goiás, Brazil. The study has a exploratory character, with bibliographic review on the perspective of planning and strategic marketing, with investigations  in loco and testing of formulated instruments. The research steps comprise the evaluations of the  current resources, the potentials and raising the levels of service and competitiveness. As a result, the design of a strategic methodology for the dynamization of tourism activity is proposed, when it is assumed that it is going from the isolated sale to the commercialization of an integrated product. Methodological procedures allow the priorization and the systematization of the identified opportunities and it is applicable in participatory planning processes. The analysis indicate the intervention in the compound of the product, improvement of sales, promotion and communication, while the approach on the road, from the perspective of the touristic product, stands out as a broad and interdisciplinary theme, on wich there is much to be investigated, in development of destinations.

KEYWORDS

Tourism. Strategic Marketing. Tourist Road. Road GO-116. Formosa, Goiás, Brazil.

AUTORA

Elisangela Aparecida Machado da Silva - Doutora. Pesquisadora em Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Transportes, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3798485138463870 E-mail: elisangela-machado@hotmail.com

REFERÊNCIAS                                                                                                                                                                 

Antonson, H. & Jacobsen, J. (2014). Tourism development strategy or just brown signage? Comparing road administration policies and designation procedures for official tourism routes in two Scandinavian countries. Land Use Policy, 36, 342-350. Link

Azimi, M., Hoseini, M., Ildormi, A. & Abroofarakh, M. (2013). The role of road transport in tourism industry development (Gilan Province). Singaporean Journal of Business, Economics and Management Studies, 1(11), 111-124. Link

Banco do Nordeste (1999). Manual de impactos ambientais: orientações básicas sobre aspectos ambientais de atividades produtivas. Dias, M. (Coord.). Fortaleza: Banco do Nordeste.

Barbosa, A.  (2009). Reflexões sobre o conceito de produto turístico e sua gestão integrada. Desafios para o produto turístico ‘Santo Antão. Turismo y Desarrollo Local, 2(6). Link

Beni, M. (2003). Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: Senac.

Carril, V. & Pazos, M. (2009). El transporte como producto turístico en galicia: un análisis de la oferta actual. Revista Galega de Economía, 18(2), 1-29. Link

Castro, R. T. (2011) Planejamento de Transportes em interface com o Turismo: operacionalização. In: Fernandes, E.; Fraga, C. & Castro, R. Transporte. V.1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ.

Chen, X., Zhan, Y. & Zhang, Z. (2008). Geographic name culture use in tourist road construction - A case study of tourist road from Muyuping in Shennongjia to Zhaojun Bridge in Xingshan County [J]. Communications Standardization, 10(39). Link

CNT - Confederação Nacional do Transportes (2017) Pesquisa CNT de rodovias 2017: relatório gerencial. Brasília: CNT / SEST / SENAT.

Denstadli, J. & Jacobsen, J. (2011). The long and winding roads: Perceived quality of scenic tourism routes. Tourism Management, 32(4), 780-789. Link

DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (2007). Terminologias rodoviárias usualmente utilizadas. Ministério dos Transportes, Brasília, Brasil. Link

Duarte, A. & Silva Júnior, J. (2006). O turismo como apropriação do território e modificador de seus usos: O perfil ocupacional da população envolvida na atividade turística do Programa Estrada Real. O caso de Ouro Preto. Revista Pretexto, 7(1), 69-81. Link

Formosa. (2003a) Guia de cultura, lazer e negócios. Formosa: Alquimia Publicidade.

Formosa. (2003b). Plano Diretor de Formosa. SEPLAN Goiás. Goiânia-GO. Link

França Júnior, R. & Silva, C. (2012). Política pública para implantação de estradas, perspectiva de sustentabilidade na gestão do turismo. Revista Direito e Política7(1), 248-274. Link

Getz, D. (1986) Models in tourism planning. Towards integration of theory and practice. Tourism Management, 7(1), 21-32. Link

Goiás Turismo. (2014). Pesquisa em Eventos: Festa do Divino Espírito Santo. Formosa.

Goiás. (2003). Guia turístico, histórico e cultural do Estado. Goiânia: Artes Gráficas & Produções Ltda.

Goiás. (2004) Plano de Desenvolvimento Turístico Sustentável da Região da Reserva da Biosfera Goyaz. Goiânia: Governo do Estado de Goiás.

Goiás. (2008) Plano Estadual de Turismo. Goiânia: Goiás Turismo. Link

Juntao, L., Jun, C., Xiaochun, W., Dawei, X., Quansheng, S., Long, S. & Han, G. (2007). Landscape evaluation system for tourist road and its application. Journal of Northeast Forestry University, 2(1), 44-47. Link

Karami, Z. (2013). Impact of road service complexes in tourism development. Journal of American Science, 9(10s), 21-27. Link

Kotler, P. (1998). Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas.

Kotler, P. (2000) Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Atlas.

Kotler, P., Bowen, J. & Makens, J. (1997) Mercadotecnia para hotelería y turismo. México: Pearson.

Kun, C. (2013). The creative process of landmark design in tourism Road Tenglong Avenue, Enshi City Hubei Province. Huazhong Architecture, 7(15). Link

Lockwood, A. & Medlik, S. (2003). Turismo e hospitalidade no século XXI. São Paulo: Manole.

Lohmann, G. & Panosso Netto, A. (2008) Teoria do turismo: conceitos, modelos e sistemas. São Paulo: Aleph.

Lohmann, G. (2005). Transporte para turistas: conceitos, estado da arte e tópicos atuais. In: Trigo, L. (org.) Análises regionais e globais do turismo brasileiro. São Paulo: Roca.

Lohmann, G., Fraga, C. & Castro, R. (2013) Transportes e destinos turísticos: planejamento e gestão. Rio de Janeiro: Elsevier, Campus.

Luz, R, Nachornik, V. & Silveira, M. (2011) Proposta de uma rota de peregrinação e ecoturismo no caminho da Graciosa, Estado do Paraná. Revista Geográfica de América Central2, 1-17. Link

Mirabueno, J. & Yujuico, E. (2014). Paving the way for Philippine tourism via interagency collaboration on road networks. Transport Policy, 36, 306-315. Link

Motta, A. & Sousa, M. (2004) Memória e identidade cultural de Formosa (GO): subsídios para uma gestão do turismo local. Anais... VIII Encontro Nacional de Turismo com Base Local (ENTBL), Curitiba- PR.

Nakanyala, J., Hipondoka, M. & Graz, P. (2015). The effect of tourist roads development on road-side vegetation and soils within the Etosha National Park. Int. Sci. Technol. J. Namibia, 5, 40-55. Link

Page, S. (2001). Transporte e turismo. Porto Alegre: Bookman.

Page, S., Bentley, T., Meyer, D. & Chalmers, D. (2001). Scoping the extent of tourist road safety: Motor vehicle transport accidents in New Zealand 1982-1996. Current Issues in Tourism, 4(6), 503-526. Link

Palhares, G. (2002). Transportes turísticos. São Paulo: Aleph.

Paolillo, A. & Rejowski, M. (2001). Transportes. São Paulo: Aleph.

Pearce, D. (2003). Geografia do turismo: fluxos e regiões no mercado e viagens. São Paulo: Aleph.

Perišić, M. (2007). Correlation between nautical tourism development and road traffic in Primorsko-goranska County. Annals… 7th International Scientific Conference Management in the function of increasing the tourism consumption. Croácia.

Rittes, V., Cuogo, F. & Silva, R. (2014). O planejamento como estratégia para conversão dos recursos em atrativos turísticos: Caminhos de Pedra-Bento Gonçalves-RS. Maiêutica-Cursos de Gestão, 1(1). Link

Ruschman, D. M. (1997). Planejamento sustentável: A proteção do meio ambiente. Campinas-SP: Papirus.

Silva, E. & Fortes, J. (2013). O turismo rodoviário e o desenvolvimento do destino turístico Foz do Iguaçu na região Trinacional do Iguaçu. In: Lohmann, G., Fraga, C. & Castro, R. Transportes e destinos turísticos: planejamento e gestão, p. 202-205. Rio de Janeiro: Campus.

Silva, E. (1999) Análise e avaliação dos impactos dos terminais de integração de passageiros no espaço urbano: estudo de caso em Uberlândia-MG. Monografia. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasília

Silva, E. (2014) Modelo de avaliação da influência dos sistemas de transportes para o turismo no desenvolvimento territorial. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.

Silva, E. (2015) Oportunidades turísticas: contribuição à Estrada Turística Itiquira, Formosa, GO. Monografia. Faculdade Cambury, Goiânia, Brasil.

Solha, K. & Braga, D. (2016) O transporte de ônibus por fretamento eventual no Estado de São Paulo e sua aproximação com a atividade turística: uma análise preliminar. Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 8(2), 136-152. Link

Stigliano, B., & César, P. (2011) Paisagem cultural e turismo rural: Aportes para o roteiro Estrada do Imigrante-RS. Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 3(2), 236-246. Link

Tao, L. & Peng, Z. (2009) View Management System (VMS) applied in the landscape impact assessment of tourism road. Environmental Protection of Xinjiang, 1(1) . Link

Wainberg, J. (2001) Cidades como sites de excitação turística. In: Castrogiovanni, A. Turismo urbano. São Paulo: Contexto.

Wu, L., Zhang, B., XI, J. & LI, J. (2006) Designing the mountainous tourist road. Technology & Economy in Areas of Communications, 2(1). Link

Xinyu, Z. & Wenge, M. (2006). Landscape evaluation for tourist road based on AHP. Forest Engineering, 5(2). Link

Xu, D. & Wang, D. (2006). Landscape planning research on quangui tourist road based on landscape evaluation [J]. Chinese Landscape Architecture, 11(6). Link

Xu-xin, Y. (2013). Designing the high altitude mountain tourist road. Shanxi Architecture, 22(7). Link

Yanaze, M. (2004). Esqueça o Marketing. Revista Líbero, 3(5), 88-92.

Yanaze, M. (2011) Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva.

 

PROCESSO EDITORIAL

Recebido:  30 NOV 2017. Avaliado: DEZ-JUN. Aceito: 11 AGO 2018

Biografia do Autor

Elisangela Aparecida Machado da Silva, Universidade de Brasília

Doutora e mestre em transportes pela Universidade de Brasília - UnB. Bacharel em geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Possui MBA em Gestão de Turismo e Hotelaria. Pesquisa e realiza estudos na área de transportes e turismo, com ênfase na identificação de indicadores de desenvolvimento e efetividade das políticas públicas. Há 20 anos atua como docente nos cursos de graduação e pós-graduação de turismo e geografia. Consultora técnica do Ministério do Turismo na área de políticas de qualificação e certificação profissional, no projeto PRODETUR, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID. Por oito anos foi coordenadora de projetos em turismo no Centro de Excelência em Turismo - CET/UnB. Atuou como pesquisadora no projeto de Monitoramento do Legado das Obras da Copa em Brasília, no Infralab-UnB. Pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Transportes, PPGT-UnB.

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

Silva, E. A. M. da. (2018). Estrada Turística Itiquira: Uma Viagem Através da Perspectiva do Marketing Estratégico / Itiquira Tourist Road: A Trip through the Perspective of Strategic Marketing. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 10(4). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5843