Turismo Gay-Friendly: Segmento de Demanda Latente / Gay-Friendly Tourism: Latent Demand Segment

Autores

  • Celina Hoffmann
  • Renata Duarte
  • Luciana Davi Traverso
  • Débora Bobsin

Palavras-chave:

Turismo. Segmentação. LGBT. Gay-friendly. Santa Maria-RS, Brasil. Tourism. Segmentation. LGBT. Gay friendly. Santa Maria-RS, Brazil

Resumo

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo analisar as características da oferta e demanda do turismo voltado ao segmento LGBT. Especificamente, buscou identificar as preferências de destinos turísticos, os determinantes de compra e desejos de consumo deste público. A pesquisa exploratória foi realizada na cidade de Santa Maria-RS, por meio de aplicação de questionário ao público LGBT, com participação de 116 pessoas, além de e duas entrevistas semiestruturadas realizadas com funcionários de duas agências de viagens. Os resultados reúnem a relação dos determinantes de compra apontados para o lazer, a cultura, a aventura e a segurança. Quanto ao destino turístico elegem as cidades de Florianópolis-SC, Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP, certificadas pela Embratur como gay-friendly. Os locais mais desejados para visitação são: São Francisco, nos Estados Unidos, Tel Aviv, em Israel, e São Paulo-SP, no Brasil. No entanto, as agências não apresentam ofertas ou pacotes turísticos específicos para este público, o que indica descompasso entre as agências de viagens e o potencial de demanda latente verificado.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo. Segmentação. LGBT. Gay-friendly. Santa Maria-RS, Brasil

 

ABSTRACT

This study objectives to analyze tourism supply characteristics and demand to LGBT segment. It sought to identify tourist’s destinations preferences, the purchasing determinants and consumer desires of this segment. The exploratory research was realized in Santa Maria-RS, using a questionnaire to LGBT public, with participation of 116 people, as well as two semi-structured interviews with two travel agencies employees. Results show the relationship of purchasing determinants pointed out to leisure, culture, adventure and security. Considering tourist’s destination, they elect the cities of Florianópolis-SC, Rio de Janeiro-RJ and São Paulo-SP, all of them certified by Embratur as gay-friendly. The most desired places to visit are: San Francisco (United States), Tel Aviv (Israel), and the city of São Paulo (Brazil). However, travel agencies do not offer specific products or tourist packages for this public, which indicates mismatch between travel agencies and the latent potential demand verified. 

KEY WORDS

Tourism. Segmentation. LGBT. Gay friendly. Santa Maria-RS, Brazil

 

AUTORAS

Celina Hoffmann – Mestra.  Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0627353261685006. E-mail: celina_hoffmann@hotmail.com

Renata Duarte – Graduada, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.  E-mail: laturis@ufsm.br

Luciana Davi Traverso – Doutora. É professora e pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4939993298300369.

Débora Bobsin – Doutora. É professora e pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9741757650191659 E-mail: deborabobsin@gmail.com

 

REFERÊNCIAS

Alvim, M. (2017). Homofobia mata uma pessoa a cada 25 horas; Norte tem maior índice: Levantamento anual mostra recorde no país em 2016. O Globo. Link

Arán, M. & Corrêa, M. V. (2004). Sexualidade e política na cultura contemporânea: o reconhecimento social e jurídico do casal homossexual. Physis Revista Saúde Coletiva, 14 (2), 329-341. Link

Avena, D. & Rossetti, F. (2004). Homossexualidade, consumo, cidadania e hospitalidade. Caderno Virtual de Turismo, 4(2), 9-16. Link

Azevedo, M. S., Martins, C. B., Nádia, P. K. & Farah, O. E. (2012). Segmentação no setor turístico: o turista LGBT de São Paulo. Revista de Administração da UFSM, 5(3). Link

Brasil. Ministério do Turismo. (2006). Turismo social: diálogos do turismo: uma viagem de inclusão. Rio de Janeiro: IBAM. Link

Dias, R. (2005). Introdução ao turismo. São Paulo: Atlas.

Freund, J. E. (2006). Estatística aplicada. Porto Alegre: Bookman.

Gil Flores, J. (1994). Análisis de dados cualitativos: aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU - Promociones y Publicaciones Universitarias.

Lakatos, E. M.& Marconi, M. A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.

Lanzarini, R.& Rial, C. (2010). Turismo gay na ilha de Santa Catarina: homossociabilidades e perspectivas. Anais...  Seminário Internacional Fazendo Gênero 9 - Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. Florianópolis. Link

Martins, L. (2015). Turismo LGBT sai do armário. Zero Hora, Porto Alegre, 24 set. 2015, p.34.

Moreschi, G., Martins, R. & Craveiro, C. (2011). Pink Market: o marketing em crescimento. In: Anais... XIII Congresso de Ciências na Região Cetro-Oeste, Cuiabá, MT. 2011. Link

Montagner, P., Viegas E.S., Mendonça E.F., Bandeira L.M.,Tavares M.A.,Carvalho P.S., Côrtes S.C., Colares T.L.V. & Porto, V. (2010). Diversidade e capacitação em escolas de governo: mesa-redonda de pesquisa-ação. Brasília: ENAP. Link

Nascimento, M. A. N. & Sanches, T. C. (2009). Existem consumidores de turismo LGBT na região norte do Paraná? Quem são e o que consomem? Revista de Psicologia da UNESP, 2(8), 76‑87.  Link

Nussbaumer, G. M. (2001). Cultura e identidade gay: a diferença do múltiplo. Anais... XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Campo Grande-MS. São Paulo: Intercom. Link

Ortega, M.G. & Poot, H.M.M.  (2014). Creación y apropiación de espacios sociales en el turismo gay: Identidad, consumo y mercado en el Caribe mexicano. Culturales, 2 (1), 71-94. Link

Portal Brasil. (2017). Cartilha do Ministério do Turismo para viajante LGBT é premiada. Link

Porto Alegre está entre os sete destinos gay-friendly certificados pela Embratur. (2015, Setembro 24). Gaúcha ZH. Link

UFSM. (2013). Coletivo Voe dá visibilidade ao tema LGBT. Entrevista concedida a Myrella Allgayer. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.  Link

 

PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 9 OUT 2017; Avaliado:  OUT-DEZ; Aceito: 2 JAN 2018

 

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

Hoffmann, C., Duarte, R., Davi Traverso, L., & Bobsin, D. (2018). Turismo Gay-Friendly: Segmento de Demanda Latente / Gay-Friendly Tourism: Latent Demand Segment. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 10(4). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5706