Promoção Digital e Turismo: A Experiência do Destino Salvador com o Facebook / Digital Promotion and Tourism: The Experience of Destiny Salvador on Facebook
Palavras-chave:
Turismo / Tourism. Marketing de Lugares / Place Marketing. Redes Sociais / Social Networks. Facebook. Salvador, Bahia, Brasil / Brazil.Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar a percepção da comunidade virtual sobre a promoção do destino Salvador na rede social Facebook. A revisão teórica compreendeu os temas de marketing de lugares e imagem dos destinos e suas relações com o turismo e as redes sociais. O método de abordagem utilizado no estudo foi o sociológico e quanto, aos procedimentos metodológicos, optou-se pela Análise de Conteúdo [AC] aplicada à página do Facebook da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia. Diagnosticou-se que existe um ruído de comunicação entre a Secretaria e a comunidade virtual, pois a imagem transmitida pelo órgão não é a mesma percebida pela comunidade. A pesquisa concluiu que o destino Salvador poderia se apropriar melhor dos instrumentos disponibilizados pela promoção digital do turismo para a consolidação da sua imagem.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo. Marketing de Lugares. Redes Sociais. Facebook. Salvador, Bahia, Brasil.
ABSTRACT
This article´s objective was to analyze the perception of the virtual community on promotion of the destination Salvador in the social network Facebook. The theoretical review included the topics ‘place marketing’ and ‘destinations image’ and their relations with tourism and social networks. As for methodological options, research had a sociological approach and as its main technique was the Content Analysis [CA] applied to the Facebook page of the State Tourism Secretariat of Bahia. It was diagnosed that there is some problem between official communication and the virtual community, as the image transmitted by the agency is not the same as perceived by the community. The research concluded that the destination Salvador could take better ownership of the instruments of the digital promotion for consolidation the image of Salvador, Bahia.
KEYWORDS
Tourism. Place Marketing. Social Networks. Facebook. Salvador, Bahia, Brazil.
AUTORES
Fernanda Meneses de Miranda Castro – Mestre. Professora do Instituto Federal Baiano, Núcleo de Turismo e Hotelaria, Uruçuca, Bahia, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5579921599621295 E-mail:ferdicastro@hotmail.com
Carolina de Andrade Spinola – Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano Universidade Salvador, Salvado, Bahia, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7682554262842320. E-mail: cas.spinola@gmail.com
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Recebido: 04 SET 2016
Avaliado: SET – OUT
Aceito: 04 AGO 2017
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