DO PENSAR HISTÓRICO Á NEGAÇÃO DO PÓS-TURISMO: Ensaio crítico sobre Pós-Turismo
Resumo
Resumo: O presente ensaio propõe uma análise crítica do livro O Pós-Turismo, do mexicano Sergio Molina. Inicialmente, destacamos os métodos funcionalista, estruturalista e do materialismo histórico como instrumentos capazes de interpretar a realidade turística, mostrando seus avanços e limites, para, em seguida, discutir o conceito de pós-modernidade e o surgimento do sufixo “pós”. Assim, poderemos iniciar a discussão em torno do pós-turismo e explicitar o método utilizado por Molina para criar tal conceito e demonstrar como o mesmo contribui para o empobrecimento científico e acadêmico da teoria do Turismo, evidenciando que tal conceito aplica-se como uma construção voltada para o mercado e não para o saber turístico.
Palavras-chave: Turismo. Teoria do Turismo. Pós-Turismo. Funcionalismo. Neoliberalismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).