Engenho do Sertão e a Educação Patrimonial na Dimensão Turística. Bombinhas, SC, Brasil / Engenho do Sertão and the Heritage Education in Touristic Dimension. Bombinhas, Santa Catarina, Brazil

Autores

  • Luiz Ailil Vianna Martins Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre
  • João Batista Ferreira Souza da Silv Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Luciano Torres Tricárico Univlai

Palavras-chave:

, Educação patrimonial, turismo, museu, identidade cultural e valorização cultural.

Resumo

Este artigo apresenta a percepção dos moradores sobre a educação patrimonial como desenvolvida no Museu Comunitário Engenho do Sertão, em Bombinhas, Santa Catarina, em termos de valorização e construção da identidade cultural do local. Para tal desenvolveu-se pesquisa exploratória, com aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, junto à população de sete bairros da cidade, seguida de observações não estruturadas, para melhor leitura da realidade social e da educação patrimonial no Museu, assim como da relação da população com o patrimônio material e imaterial, e com o turismo local. O estudo demonstra que os serviços oferecidos pelo Museu Engenho do Sertão fortalecem os laços culturais e o sentimento de pertencimento, ao levar a comunidade ao melhor conhecimento de suas raízes culturais, sugerindo a futura promoção, nos períodos de baixa sazonalidade, do turismo cultural no município. Palavras-Chave:Turismo. Museu. Educação patrimonial. Bombinhas, Santa Catarina, Brasil

 

The article presents the perception of residents about heritage education as developed in the Community Museum Engenho do Sertão, in Bombinhas, Santa Catarina, in terms of recovery and construction of cultural identity of the place. It was developed exploratory research with the population of seven districts of the city, with questionnaires with open and closed questions, and observations unstructured, for better reading social reality and heritage education at the Museum, as well as the population's relationship with the tangible and intangible heritage, and local tourism. The study demonstrates that the services offered by Engenho do Sertão Museum strengthen cultural ties and a sense of belonging, on bring the community to the best knowledge of their cultural roots, suggesting the future promotion, during the low seasonality of cultural tourism in the city. Keywords: Tourism. Museum. Heritage Education. Bombinhas, Santa Catarina, Brazil.

 

Luiz Ailil Vianna Martins - Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajai. Professor do Instituto Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3926372945851987. E-mail: luizailil@hotmail.com

João Batista Ferreira Souza da Silva – Mestrando em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Professor do Instituto Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil. Curriculo: http://lattes.cnpq.br/3142988090234955. E-mail: jbfsilva@ifam.edu.br

Luciano Torres Tricárico – Doutor. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriu, SC, Brasil. Currículo; http://lattes.cnpq.br/9420174776726570. E-mail:  tricarico@univali.br

Biografia do Autor

Luiz Ailil Vianna Martins, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre

Mestrando do Programa de Pós Graduação em turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajai (Univali), graduado em Turismo pela Universidade Positivo, possui Especialização em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras e Especialização em integração do ensino médio a Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)pelo Instituto Federal do Amazonas

João Batista Ferreira Souza da Silv, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestrando em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Professor do Instituto Federal do Amazonas - IFAM, Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR e Especialista em Educação Ambiental - UCAM-RJ.

Luciano Torres Tricárico, Univlai

Possui graduação em Arquiterura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, parte da graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo  e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. 

Downloads

Publicado

2016-08-03

Como Citar

Martins, L. A. V., Silv, J. B. F. S. da, & Tricárico, L. T. (2016). Engenho do Sertão e a Educação Patrimonial na Dimensão Turística. Bombinhas, SC, Brasil / Engenho do Sertão and the Heritage Education in Touristic Dimension. Bombinhas, Santa Catarina, Brazil. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 8(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3817