Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter

Autores

  • Vanessa de Oliveira Menezes Unicentro
  • Sieglinde Kindl da Cunha Universidade Positivo

Palavras-chave:

Meios de hospedagem. Serviços. Competitividade. Inovação. Visão de Porter.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir teoricamente as estratégias competitivas nos meios de hospedagem, a partir da visão de Porter, destacando a inovação como uma forma de alcançar a vantagem competitiva neste setor. A metodologia aplicada neste estudo foi a da pesquisa bibliográfica tendo por base publicações específicas, a partir dos temas <estratégia competitiva>, <competitividade nos meios de hospedagem> e <inovação em meios de hospedagem>. Os resultados mostraram que os meios de hospedagem enfrentam uma competição acirrada e que a estratégia de diferenciação é a mais completa para atingir uma vantagem competitiva sustentável. A inovação pode ser um instrumento importante no alcance da vantagem competitiva, pois pode ser usada nas três estratégias genéricas de Porter e é capaz de gerar maior qualidade de atendimento pelo estabelecimento e melhoria na imagem da organização no mercado turístico. Palavras-chave: Meios de hospedagem. Serviços. Competitividade. Inovação. Visão de Porter.

 

Lodging Companies and Innovation as Competitive Strategy: A Theoretical Discussion Based on Porter´S Approach - This paper present a theoretical discussion about competitive strategies in lodging companies based on Porter's vision and emphasizing innovation to achieve competitive advantage in this industry. The methodology was the literature review from books and journals about <competitive strategy>, <competitiveness in lodging companies> and <innovation in lodging companies>. The results showed that the lodging companies deal with fierce competition and the differentiation strategy is the best choice to achieve a sustainable competitive advantage. Innovation could be an important tool to achieve competitive advantage if it is used in the three Porter´s generic strategies to generate higher quality of service, besides improving the organization's image in the touristic market. Keywords: Lodging companies. Service. Competitive. Innovation. Porter´s Approach.

Biografia do Autor

Vanessa de Oliveira Menezes, Unicentro

Professora do Curso de Turismo da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus Irati, Paraná. Doutora em Administração pela Universidade Positivo (UP), Mestre em Administração de Empresas pela Universidad de Extremadura (UEX), Espanha, Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Foz do Iguaçu. E-mail: vanessamenezes@hotmail.com. Endereço: PR 153 Km 07, s/n, CEP 84500-000, Irati, Paraná.

 

Sieglinde Kindl da Cunha, Universidade Positivo

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PMDA) e do Mestrado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (UP). Doutora em Economia pela Universidade de Campinas (UNICAMP), Especialista em Economia Regional pela Universidade de São Paulo (USP) e em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora produtividade do CNPQ. E-mail: skcunha21@gmail.com. Endereço: Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, CEP 81280-330, Curitiba, Paraná.

Downloads

Publicado

2015-12-26

Como Citar

Menezes, V. de O., & da Cunha, S. K. (2015). Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 7(4). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3488