Política de Educação Profissional e Curso Técnico em Turismo: Desafios no Estado do Paraná, Brasil - Professional Education Policy and Technical Course in Tourism: Challenges in the State of Paraná, Brazil
Palavras-chave:
Turismo. Educação profissional. Curso Técnico em Turismo. Paraná, Brasil.Resumo
RESUMO
Neste artigo aborda-se a política da educação profissional no Estado do Paraná, Brasil, a partir de 2003, e sua efetivação em escola situado em Curitiba, mantida pela Secretaria de Estado da Educação. A pesquisa teve como objeto de estudo o Curso Técnico em Turismo integrado ao ensino médio, ofertado pela referida Escola. Com base na pesquisa descritiva, utilizando-se dos métodos quantitativos e qualitativos, buscou-se analisar a oferta do curso nas perspectivas apontadas pelos documentos oficiais. O estudo abarcou questões relacionadas aos recursos materiais e burocráticas, e aspectos políticos. Estabeleceu-se um comparativo entre a infraestrutura disponível e as recomendações oficiais para os cursos. Também foi analisado o Projeto do curso em relação aos documentos oficiais e caracterizado o corpo docente, assim como sua compreensão acerca de categorias fundantes das DEPs. Em linhas gerais, os resultados revelaram infraestrutura insuficiente, proposta diametralmente oposto aos fundamentos legais, além de parte considerável dos docentes terem demonstrado distanciamento e incompreensões acerca dos documentos oficiais.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo. Educação profissional. Curso Técnico em Turismo. Paraná, Brasil.
ABSTRACT
The article approached politics on professional education in the State of Paraná, from 2003, and his execution in an high school located in Curitiba, maintained by Paraná State Department of Education. The research object was the Technical Course in Tourism, high school integrated, offered by the studied College. It’s a descriptive research, using quantitative and qualitative methods to examine the offer of the course pointed by official documents. The study encompassed issues related to material resources, bureaucratic and policy issues, and a comparison between the infrastructures available to the course in relation to official recommendations. Furthermore, the research describes professors understandings about official documents. Generally speaking, the results revealed insufficient infrastructure, propostas diametrically opposed to the oficial fundamentals, besides a considerable part of the professors have demonstrated misunderstandings about official documtents.
KEYWORDS
Tourism. Professional Education. Technical course in tourism. Paraná, Brazil.
Celso Maciel de Meira - Mestre. Professor da Rede Estadual de Educação do Paraná, Matinhos, Paraná, Brasil. Currículo http://lattes.cnpq.br/9170108842312860 E-mail: celso-meira@ig.com.br
Mario Lopes Amorin – Doutor. Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Currículo http://lattes.cnpq.br/5344824750599654 E-mail marioamorim@utfpr.edu.br
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