Sustentabilidade e Gestão de Empreendimentos Hoteleiros: Analisando Hotéis de Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
Empreendimentos hoteleiros, Turismo, Sustentabilidade.Resumo
O presente artigo propõe-se a analisar a gestão de empreendimentos hoteleiros sediados na cidade de Campo Grande, MS, a partir dos princípios da sustentabilidade, nas suas dimensões econômica, social e ambiental. Para tanto, foi proposta uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, em forma de estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas aos gerentes de seis hotéis do município em análise. Constatou-se que a sustentabilidade nos hotéis investigados encontra-se em estado inicial, sobretudo por conta da falta de informações acerca de seus aspectos constitutivos. Ademais, os maiores níveis de ações sustentáveis são evidenciados em hotéis pertencentes a grandes redes. Logo, sugere-se o acirramento da difusão do conceito; bem como o efetivo incentivo para sua implantação como método de gestão organizacional – contribuindo no estímulo ao estabelecimento de relações harmoniosas entre as diversas atividades econômicas, o ambiente, a cultura e as especificidades socioespaciais dos territórios. Palavras-chave: Turismo. Empreendimentos hoteleiros. Sustentabilidade. Campo Grande, MS.
Sustainability Principles and Hotel Enterprises Management: Analyzing Hotels in Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil - This paper proposes to analyze hotels management in Campo Grande, MS, considering the principles of sustainability in its economic, social and environmental dimensions. The research proposed presents an exploratory and qualitative approach, in the form of case study, with semi-structured interviews to managers of six hotels in the city in question. The interviews were transcribed and analyzed through content analysis. It was found that sustainability in the hotels is still in an initial state, mainly due to the lack of information about its constituent aspects. Moreover, it was noted that higher levels of sustainable actions are observed in hotels belonging to hotel networks. Thus, it is suggested the intensification of the diffusion of the concept, and the effective promotion of its implementation as a method of organizational management - helping in the process of encouraging the establishment of harmonious relations between the different economic activities, the environment, the culture and the other socio-spatial characteristics of the territories. Keywords: Tourism. Hotel Enterprises. Sustainability. Campo Grande, MS, Brazil.
Maria Claudia Mancuelho Malta – Mestre. Professor da Escola Superior de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso de Sul, Campo Grande, MS, Curriclo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6276197262789514. E-mail: minimalta@hotmail.com
Milton Augusto Pasquotto Mariani – Doutor. Professor nos Programa de Mestrado em Administração e no Mestrado Profissional em Estudos Fronteiriços, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0935409945176042. E-mail: miltmari@terra.com.br
Dyego de Oliveira Arruda – Mestre. É Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Campus Valença, RJ. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5222976964204691. E-mail: dyego.arruda@gmail.com
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).