Cultura popular e Turismo: O Ceará nos anos 1970 / Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s
Palavras-chave:
Turismo / Tourism. Política Cultural / Cultural Policy. Cultura Popular / Popular Culture. Ceará, BrasilResumo
O artigo analisa o processo de atribuição de valor econômico à cultura popular, a partir da sua vinculação à atividade turística. Até a década de 1950, a cultura popular era entendida socialmente, apenas como um elemento constitutivo da identidade brasileira, calcada nos ideais de pureza e autenticidade. Com a criação de órgãos como o Banco do Nordeste e a Sudene, o governo federal tenta inserir o Nordeste na lógica de desenvolvimento capitalista, e começa a ver na produção popular uma possibilidade de gerar renda a partir do investimento na produção artesanal. O desenvolvimento do turismo influenciará na inserção das tradições populares no circuito econômico como atrativo turístico.
Popular Culture and Tourism: Ceará, Brazil, in the 70’s - This paper analyzes the process of assigning economic value to popular culture and its link to tourism. Until the 1950's, popular culture was understood socially in an ideal of purity and authenticity, as a constitutive element of national identity. With creation of institutions such as Banco do Nordeste and Sudene, federal government intends to include the Brazilian Northeast in the capitalist development logic, and see the popular production as a possibility to generate income from investment in craft production. Tourism development will mark the insertion of popular traditions in the economic circuit as a tourist attraction.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).