Consumidor Colecionador de Pratos da Boa Lembrança

Autores

  • Isabele Oliveira de Almeida Universidade Federal de Pernambuco
  • Viviane Santos Salazar Universidade Federal de Pernambuco
  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar a relação entre as principais proposições de colecionismo apresentadas por Belk (2001) e a experiência de colecionar, representada por entrevistados que colecionam pratos da Boa Lembrança de restaurantes. O método é baseado na abordagem qualitativa e a coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram aderência às proposições de Belk (2001), quais sejam: as coleções raramente ocorrem de forma proposital; o vício e compulsão podem fazer parte do ato de colecionar; coleção legítima de itens como arte ou ciência; existe uma conversão do item colecionado do profano para sagrado; as coleções são extensão do self; imortalidade da coleção e do sujeito (herança familiar); e por fim, há simultaneidade do desejo e do temor de completar a coleção. Assim, a oferta do alimento no restaurante é fundamental, pois não é o prato em si que interessa, mas o que representa.

 

 

Consumer Collector Plates Boa Lembrança - The article aims to analyze the relationship between the main propositions of hoarding presented by Belk (2001) and the experience of collecting, represented by respondents who collect plates of Boa Lembrança in restaurants. The method is based on a qualitative approach and data collection included semi-structured interviews. The results show adherence to propositions Belk (2001), namely: the collections rarely occur on purpose; addiction and compulsion can be part of the act of collecting; legitimate collection of items such as art or science, there is a conversion of the collected item sacred to the profane; collections are extension of self; immortality of the collection and the subject (family heritage), and finally, there is simultaneity of desire and fear to complete the collection. Thus, the supply of food in the restaurant is fundamental, because it is not the dish itself that matters, but what it represents

Downloads

Publicado

2014-04-22

Como Citar

Almeida, I. O. de, Salazar, V. S., & Leite, Y. V. P. (2014). Consumidor Colecionador de Pratos da Boa Lembrança. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 6(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2525