Estudos de Revisão sobre Destinos Turísticos Inteligentes:
Uma Análise Crítica e Integrativa da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.18226/21789061.v16i4p1083Palavras-chave:
Destino Turístico Inteligente, Produção Científica, Tecnologia da Informação e Comunicação em Turismo, Gestão de Destinos Turísticos, Revisão de literaturaResumo
O Destino Turístico Inteligente (DTI) tornou-se, recentemente, um tema de destaque na literatura sobre turismo. Neste contexto, esta revisão crítica e integrativa objetiva analisar estudos prévios de revisão da literatura sobre DTI. Foram avaliados os periódicos nos quais os trabalhos foram publicados, autoria, países/vinculação institucional, temáticas recorrentes e lacunas no conhecimento. Quanto à metodologia, foram feitos dois mapeamentos de artigos publicados nas bases Web of Science e Scopus. Seguindo critérios preestabelecidos, foram selecionados 10 artigos publicados entre 2017-2023. Eles foram examinados pela análise de conteúdo com o auxílio do software Nvivo. Os artigos foram publicados por 25 autores diferentes em 10 periódicos distintos, concentrando-se na área do Turismo, e a produção analisada concentra-se na Espanha. Enquanto os artigos em inglês enfatizam a sustentabilidade e gestão, aqueles em espanhol priorizam modelos de DTI. Pesquisas futuras podem explorar novas tecnologias, implementação de abordagens sustentáveis mais profundas, maior atenção à acessibilidade e estudos comparativos sobre DTIs em diferentes regiões e culturas. As tendências vislumbradas para a produção de conhecimentos sobre o tema apontam para uma crescente integração de tecnologia e sustentabilidade, com foco na melhoria da experiência do turista e na gestão eficiente dos recursos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).