Comparação dos atributos de valor em duas vinícolas de roteiros enoturísticos da Serra Gaúcha (RS):
Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra
DOI:
https://doi.org/10.18226/21789061.v17ip170307Palavras-chave:
Enoturismo, Atributos de valor, Vinícola Torcello, Vinícola Casa FontanariResumo
O enoturismo, resultante da integração entre a vitivinicultura e o turismo, vem se consolidando em diversas regiões produtoras de uva e vinho, entre elas a Serra Gaúcha (RS). Este estudo tem como objetivo comparar os atributos de valor identificados na experiência de visitantes em duas vinícolas situadas em roteiros enoturísticos distintos da região: a Vinícola Torcello, no Vale dos Vinhedos, e a Casa Fontanari, nos Caminhos de Pedra. A pesquisa adota uma abordagem quali-quantitativa, fundamentada na netnografia, com análise de comentários publicados no TripAdvisor. Os atributos foram classificados com base no modelo dos 4Es de Pine e Gilmore. Os resultados apontam que, na Vinícola Torcello, destacam-se os atributos de atendimento e entretenimento, com ênfase na qualidade do vinho, enquanto, na Casa Fontanari, sobressaem atendimento e estética, especialmente em relação à arquitetura e aos espaços abertos. O estudo contribui para a compreensão dos fatores que influenciam a percepção e a satisfação dos visitantes, oferecendo subsídios para a gestão das experiências enoturísticas na Serra Gaúcha.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



