Transformação Digital na Cabine da Tripulação:
Uma Pesquisa Qualitativa Comparativa nas Companhias Aéreas FSC e LCC
DOI:
https://doi.org/10.18226/21789061.v16i3p638Palavras-chave:
Digitalização, Transformação Digital, Companhias aéreas, Tripulação de cabine, Estratégias Competitivas, Transporte TurísticoResumo
A transformação digital tornou-se crítica para a competitividade em muitos setores, incluindo a indústria aérea, um segmento chave para o setor de transporte turístico. Diariamente, as tecnologias digitais melhoraram os métodos de trabalho das companhias aéreas, afetando também as tripulações de cabine . Este estudo investiga as transformações digitais realizadas pela tripulação de cabine das companhias aéreas, que adotam diferentes estratégias, e examina seu impacto nos processos operacionais. A pesquisa foi conduzida usando métodos qualitativos, em duas companhias aéreas que operam na Turquia: a companhia aérea nacional Full-Service Carrier (FSC) e a Low-Cost Carrier (LCC). Foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas com os participantes, presencialmente e por videoconferência, utilizando-se o método de amostragem deliberada. Os códigos obtidos foram agrupados em temas e os dados foram analisados. Os resultados revelam que a transformação digital nas companhias aéreas FSC e LCC é alcançado por meio de várias aplicações com características semelhantes, e que ambos os tipos de companhias aéreas melhoram seus processos operacionais através da transformação digital.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).