O uso da Marca Seridó Geoparque Mundial da Unesco como fator de promoção turística

Autores

  • Idiamara Nascimento de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Kennedy Kaufummam Costa Mafra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcelo da Silva Taveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18226/21789061.v16i3p462

Palavras-chave:

Marca, Seridó Geoparque Mundial da Unesco, Promoção Turística, Parceiros Oficiais, Turismo

Resumo

O Seridó Geoparque Mundial da Unesco, Brasil, localizado no interior do estado do Rio Grande do Norte, tem desenvolvido ações de educação, conservação e turismo aliadas ao desenvolvimento regional e práticas sustentáveis em seu território. O objetivo deste estudo foi compreender como a marca do Seridó Geoparque Mundial da Unesco Brasil é utilizada nas redes sociais. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo, interpretativo e explicativo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado à Diretoria Executiva do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó. Constatou-se que o processo de criação da marca contempla os aspectos da bio, geodiversidade e da cultura do território, todos fatores identitários locais. Além disso, a utilização da Marca Seridó Geoparque é benéfica para os parceiros oficiais, uma vez que há maior credibilidade e confiabilidade, já que é necessário um protocolo para firmar essa parceria. Foi identificado ainda que as redes e mídias sociais utilizadas pelo Geoparque Seridó são Instagram, YouTube, site oficial, Facebook e Twitter. É nítido que o Instagram destaca-se perante as demais. Portanto, a marca do Geoparque em questão é observada como um fator de promoção turística, tanto no que se refere à sua importância para a localidade quanto para os parceiros oficiais.

Biografia do Autor

Idiamara Nascimento de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra. Doutoranda em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Curriculo: http://lattes.cnpq.br/8329721305318369. E- mail: idiamaranf@gmail.com    

Kennedy Kaufummam Costa Mafra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel. Mestrando em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1690961627313321. E- mail: kennedymafra@usp.br

Marcelo da Silva Taveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor. Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3603092470145208. E- mail: marcelo.taveira@ufrn.br

Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor. Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7233203993967359. E- mail: mauro_alx@yahoo.com.br

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Publicado

2024-08-14

Como Citar

Freitas, I. N. de, Mafra, K. K. C., Taveira, M. da S., & Alexandre, M. L. de O. (2024). O uso da Marca Seridó Geoparque Mundial da Unesco como fator de promoção turística. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 16(3). https://doi.org/10.18226/21789061.v16i3p462