Análise do Discurso Crítica na pesquisa de Turismo
DOI:
https://doi.org/10.18226/21789061.v16i3p442Palavras-chave:
turismo, metodologia, análise de discurso críticaResumo
Com uma produção científica crescente, as análises do turismo abrigam diferentes metodologias. Porém, ainda de forma incipiente, encontra-se a da Análise de Discurso Crítica [ADC]. Fundamentada na observação da reprodução, manutenção, mitigação ou transformação das relações de poder hegemônicas nos discursos, este trabalho tem como objetivo discutir a metodologia de Análise do Discurso Crítica como referencial metodológica em uma pesquisa de turismo. Para isso, serão discutidas três categorias de análise [poder, ideologia e hegemonia] com o objetivo de entender e discutir as concepções teóricas da metodologia, relacionando-as com o turismo. Como resultado, espera-se que este artigo contribua para que se debata a referida metodologia no estudo do turismo, contribuindo para uma maior diversificação metodológica e científica da área de conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).