Samba de Roda como Vetor para uma Proposta de Roteiro de Turismo Criativo no Recôncavo Baiano

Autores

Palavras-chave:

Turismo Criativo, Samba de Roda, Roteiro de Turismo, Recôncavo Baiano

Resumo

O Recôncavo Baiano é uma região de relevante importância histórica, sobretudo como fonte para a realização de estudos turísticos, por se constituir em um amplo repositório da cultura de matriz africana no Brasil. A percepção das potencialidades dessa região, à luz das novas tendências mundiais da economia do turismo, propiciou a elaboração desta proposta que objetiva a implantação de um roteiro turístico neste território tendo como vetor uma das mais expressivas e singulares referências culturais da região: o samba de roda. Esse patrimônio imaterial torna-se também um atrativo de ampla expressividade para a economia do turismo cultural e criativo, sendo capaz de contribuir para o dinamismo econômico desta região e, em adição, para que parcelas da sua população possam vir a alcançar um mais elevado patamar de qualidade de vida, motivo central para a proposição ora apresentada. 

Biografia do Autor

Lúcia Maria Aquino De Queiroz, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora. Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, Bahia, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1140360871741575. E-mail: luciamaqueiroz@ufrb.edu.br

Clécia Queiroz, Universidade Federal de Sergipe

Doutora. Professora na Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9987172748304177. E-mail: cleciaqueiroz@gmail.com

Referências

Abib, P. R. (2015). Cultura popular e contemporaneidade. Patrimônio e Memória, 11(2), 102-122. Link

Abreu, R., & Chagas, M. (Org.) (2003). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A.

Alencar, R. (2010). O samba de roda na gira do patrimônio. Tese, Doutorado em Antropologia Social, Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Link

Amoroso, D. M. (2009). Levanta mulher e corre a roda: dança, estética e diversidade no samba de roda de São Félix e Cachoeira. Tese, Doutorado em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Brasil. Link

Brasil [EBC] (2023, 5 Maio). Caminhos da Reportagem revela diversidade do samba de roda. Empresa Brasileira de Comunicações. Link

Castells, M. (2000). O Poder da Identidade - A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. V. 2. São Paulo: Paz e Terra.

Döring, K. (2012). Uma vida para o samba de roda: aprendizado estético e significativo ao longo da vida no Recôncavo [Artigo]. In Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Eds.) Anais... VIII ENECULT (pp. 1-12). Salvador, Brasil: UFBA. Link

Döring, K. (2016). A Cartilha do samba chula. Salvador: Natura Musical.

Döring, K. (2015). Memórias fractais do samba de roda Patrimônio cênico-musical em voz, gesto, som e movimento. TRANS - Revista Transcultural de Música, 19(2015), 1-26. Link

Döring, K. (2016). Cantador de Chula: O samba antigo do Recôncavo. Salvador: Pinaúna.

Fonseca, M. C. L. (2005). O Patrimônio em Processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ; MinC-IPHAN.

Hall, S. (2003). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. (2006). Dossiê IPHAN 4: Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Brasília, DF. Link

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. (2021 Parecer de Reavaliação do Título de Patrimônio Cultural do Brasil do Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Parecer Técnico nº 13/2021/COREG/CGIR/DPI. Link

Matias, P. M. dos R. (2013). Turismo Criativo: uma abordagem ao caso português. Dissertação, Mestrado em Gestão Cultural, Instituto Universitário de Lisboa, Portugal. Link

Mello e Silva, S. B. de. (2001). Geografia, turismo e crescimento: o exemplo do estado da Bahia. In A. B. Rodrigues (Org.), Turismo e Geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais (pp. 122-143). São Paulo: Hucitec.

Molina, S. (2016). Turismo Creativo. RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo, 6, 170-173. Link

Pollak, M. (1989). Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, 2(3), 3-15. Link

Pollak, M. (1992). Memória e identidade social. Estudos Históricos, 5(10), 200-2012. Link

Queiroz, C. M. A. de (2019). Aprendendo a ler com minhas camaradas: seres, cenas, cenários e difusão do samba de roda através das sambadeiras do Recôncavo Baiano. Tese, Doutorado em Educação, Universidade Federal da Bahia, Brasil. Link

Queiroz, C., & Queiroz, V. (2020). “Dentro do respeito e do amor, quem toma a frente sou eu”: O protagonismo feminino no samba de roda do Recôncavo Baiano. Revista Transversos, 20(2020), 108-130. Link

Queiroz, L. M. A. de (2019). Turismo Cultural e Desenvolvimento: Cachoeira & Ouro Preto. Cruz das Almas, BA: UFRB. Link

Queiroz, L. M. A. de, & Souza, R. C. de A. (2009). Caminhos do Recôncavo: proposição de novos roteiros histórico-culturais para o Recôncavo Baiano. Salvador: Programa Monumenta, Unesco.

Richards, G. (2010). Trajetórias de desenvolvimento do turismo - da cultura à criatividade? Revista Encontros Científicos - Estudos de Turismo e Gestão, (6), 9-15. Link

Richards, G., & Raymond, C. (2000). Creative Tourism. Atlas News, 23, 16-20. Link

Santos, J. V. P. V. dos, Lima, E. O., & Matos, E. M. (2020). Brasília, cidade design: promovendo o turismo criativo. In C. H. Henriques, P. de A. B. César, V. B. M. Herédia, & M. C. Moreira (eds.), Turismo & história: perspectivas sobre o patrimônio da humanidade no espaço ibero-americano (pp. 134-146). Caxias do Sul, RS: Educs. Link

Unesco. (2006). Understanding creative industries - Cultural statistics for public policy making. Link

Downloads

Publicado

2024-07-21

Como Citar

De Queiroz, L. M. A., & Queiroz, C. (2024). Samba de Roda como Vetor para uma Proposta de Roteiro de Turismo Criativo no Recôncavo Baiano. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 16(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/13033