Patrimônio-territorial e território de exceção: conceitos decoloniais desde a América Latina
DOI:
https://doi.org/10.18226/21789061.v16i4p993Palavras-chave:
Utopismos patrimoniais, Patrimônio-territorial, Território de exceção, América LatinaResumo
Concedida por Everaldo Batista da Costa, geógrafo, mestre e doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e Professor Associado na Universidade de Brasília (UNB), esta entrevista versa sobre o que o autor trata por patrimônio-territorial e território de exceção, conceitos decoloniais de fundamento geográfico, desde a América Latina. No decorrer da entrevista, Everaldo Costa aborda aspectos epistemológicos, teóricos e conceituais da construção destes conceitos enquanto alternativas para se pensar a vida social situada no continente, confrontando inclusive ideais postos a partir de uma patrimonialização mundial desde a UNESCO. A entrevista é parte das atividades da disciplina de pós-graduação “Tópicos Especiais em Estudo do Turismo", que, em 2023, teve como enfoque estudos e debates sobre conservação do patrimônio em turismo, como forma de alimentar o debate sobre patrimônio mundial no âmbito da Rede UNESCO UniTwin Cultura, Turismo e Desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).