Contribuições da inteligencia artificial para o turismo

Autores

  • Ana Paula dos Santos Porto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Valdir Neri França Júnior Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliane Pozzebon Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Turismo, Revisão bibliográfica

Resumo

Este artigo objetiva trazer à luz as contribuições da inteligência artificial ao turismo. Através de uma revisão bibliográfica na base de dados Scopus, identificou-se 1108 publicações, chegando à seleção final de 88 artigos após aplicação de 5 critérios de inclusão. Destas publicações, 27 apontaram que as contribuições da IA no turismo estão direcionadas às áreas que abordam previsões e processamento de dados, e 19 apontam contribuições na automação de processos e também robótica, principalmente com uso de chatbots para atendimento. Os resultados apontam que o turismo é adotante dos benefícios da IA, com diversos campos desguarnecidos com potencial de exploração.

Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Porto, Universidade Federal de Santa Catarina

Especialista. Mestranda, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5079037726181138. E-mail: anapsantosporto@gmail.com

Valdir Neri França Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado. Mestrando, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6145094456908403. E-mail: valdirnerifrancajunior@gmail.com

Eliane Pozzebon, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora. Professora na Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9999217523842385.E-mail: eliane.pozzebon@ufsc.br

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Porto, A. P. dos S., França Júnior, V. N., & Pozzebon, E. . (2023). Contribuições da inteligencia artificial para o turismo. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 15(4). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/11672