Turismo rural pedagógico em fazendas de café:

Estratégias interdisciplinares no ensino médio

Autores

  • Beatriz Tavares Universidade Federal do Paraná
  • Sarah Minasi Universidade Federal do Paraná
  • Eduarda Pagnussat Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Turismo rural pedagógico, Fazendas de café, Base Nacional Comum Curricular, Ensino Médio, Interdisciplinar

Resumo

O turismo rural pedagógico distingue-se como uma manifestação das práticas educativas fora dos ambientes formais escolares e institucionais por meio da atividade turística no espaço rural. Nesse contexto, as fazendas cafeeiras foram escolhidas como elemento norteador dessa pesquisa devido à sua relevância histórica, cultural e econômica no Brasil. Como objetivo, intencionou-se analisar o potencial do turismo pedagógico em fazendas de café no desenvolvimento de experiências interdisciplinares no Ensino Médio brasileiro. Para isso, foi conduzido um estudo qualitativo, descritivo e analítico, utilizando como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a partir de publicações sobre os temas turismo pedagógico, turismo rural pedagógico e turismo em fazendas de café, e pesquisa documental, a partir de documentos oficiais do Ministério da Educação, entre eles, a Base Nacional Comum Curricular. Desse modo, os resultados apontam o ambiente produtivo do café enquanto promotor de experiências de ensino-aprendizagem interdisciplinar, envolvendo áreas tradicionais do conhecimento como História, Geografia, Sociologia, Biologia, Química e Física. O aprendizado e a valorização da produção no campo podem ocorrer a partir de atividades que relacionem de forma prática as principais competências esperadas na educação formal com o plantio, beneficiamento, estruturas arquitetônicas, paisagens, entre outros elementos rurais, possibilitando pensar a educação por diferentes abordagens, como: ambiental, alimentar e patrimonial.

Biografia do Autor

Beatriz Tavares, Universidade Federal do Paraná

Beatriz Tavares – Mestra. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4854211250240424 E-mail: tavaresbeatriz@id.uff.br

Sarah Minasi, Universidade Federal do Paraná

Sarah Marroni Minasi – Doutora. Professora no Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2545244942377567 E-mail: sarahminasi@gmail.com

Eduarda Pagnussat, Universidade Federal do Paraná

Eduarda Pagnussat – Bacharel. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4076458859938561 E-mail: cividinieduarda@gmail.com

Downloads

Publicado

2023-01-29

Como Citar

Tavares, B., Minasi, S., & Pagnussat, E. . (2023). Turismo rural pedagógico em fazendas de café: : Estratégias interdisciplinares no ensino médio. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 15(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/11643