ARTETE´TURISMO:
Conceitos e práticas educomunicativas de (eco)turismo (cultural) digital do Movimento ARTetetura e HUMANismo
Palavras-chave:
Turismo Cultural;, Ecoturismo;, Patrimônio sustentável;, Cultura Digital;, Etnografia Urbana Visual (Musical).Resumo
O isolamento social causado pela pandemia pós-2020 tem modificado os paradigmas sociotécnicos, com implicações para a forma de fruição e sociabilidade do espaço urbano e natural. Essa mudança estrutural tem incentivado, por vezes, em demasia, a desmaterialização ou temporalização do espaço, como no meio escolar. Por meio de novas mídias e tecnologias cognitivas, também podem ser um instrumento para o despertar de consciência socioambiental. O que se propõe aqui é uma metodologia de arte ecoturística e educomunicativa que aponte para uso da cultura digital, da imaginação reapropriadora e da memória coletiva como ferramentas multimidiáticas e hipertextuais narrativas de compartilhamento de experiências ‘antropo-topológicas’ imersivas inventadas e memoráveis em Pirenópolis, Alto Paraíso e Cidade de Goiás, todas em Goiás [Brasil]. Destarte, se permite criar as bases didáticas fenomenológicas do conceito de paisagem e território cultural para a ambientalização da cultura educativa do turismo, do desenvolvimento, da comunicação e da arte sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).