Gestão de Destinos Turísticos baseado em evidências:
Proposta de um modelo conceitual de Observatórios de Turismo
Palavras-chave:
Observatório de turismo, Modelo conceitual, Tomada de decisões baseadas em dados, RBOTResumo
A produção de informações para a tomada de decisões no turismo é um tema sensível e crucial, que carece de instrumentos apropriados para uma boa gestão e uso eficiente das mesmas. Ao longo dos últimos anos os observatórios de turismo ganharam relevância por serem recursos institucionais que permitem o acompanhamento do desempenho do turismo, enquanto dota gestores públicos e privados com informações para uma melhor tomada de decisões baseadas em dados. Entretanto, há uma carência de estudos que busquem compreender a inter-relação e os destes instrumentos. Objetivando preencher esta lacuna, o presente estudo constrói um modelo conceitual dos observatórios de turismo, levando em conta os stakeholders envolvidos, possíveis produtos derivados do ordenamento de dados produzidos pelos observatórios e resultados derivados do uso eficiente destes instrumentos. O modelo derivado deste estudo permitirá compreender elementos determinantes de observatórios, propiciará base taxonômica que poderá ser utilizada para avaliação de suas atividades e servirá de base para a criação de novos observatórios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).