Hospitalidade e Varejo: Um Ensaio Teórico / Hospitality and Retail: A Theoretical Essay

Autores

  • Auhana Nardini Margutti Universidade Anhembi Morumbi
  • Roseane Barcellos Marques ECA/USP

Palavras-chave:

Turismo, Tourism, Hospitalidade, Hospitality, Serviços, Service, Varejo, Retail.

Resumo

Em estabelecimentos comerciais como meios de hospedagem, restaurantes, bares e lojas, onde acontece prestação de serviço, observa-se o distanciamento nas relações sociais estabelecidas entre clientes e anfitriões, por conta dos avanços tecnológicos e mudanças comportamentais. A discussão sobre a hospitalidade em atividades comerciais aparece como oportunidade de reconstrução dessa interação. Este ensaio tem como objetivo discutir teoricamente o conceito <Hospitalidade> no contexto dos diversos estabelecimentos de varejo de serviços. A partir de pesquisa bibliográfica, envolvendo livros de referência e artigos publicados em periódicos, observou-se que a literatura aproxima os conceitos quando se relaciona serviços e intangibilidade. Tanto hospitalidade, quanto varejo, possuem elementos específicos que distinguem os conceitos; a aproximação acontece quando se relaciona o serviço e a intangibilidade, através da inseparabilidade, heterogeneidade e perecibilidade. Concluiu-se que as estratégias de hospitalidade são utilizadas no varejo de serviços, visto que as pessoas encenam diversos papéis conforme os padrões estabelecidos. A hospitalidade surge como responsável pela constituição e manutenção dos relacionamentos criados. Essas interações, podem ser analisadas através das lentes da hospitalidade, que permitem um melhor entendimento entre quais as características do ambiente e dos funcionários que possam ter influência na percepção do cliente.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo; Hospitalidade; Varejo; Serviços.

ABSTRACT

In commercial establishments such as accommodations, restaurants, bars and stores, where services are provided, there is a distance in the social relationships that are established between customers and hosts, due to technological advances and behavioral changes. The discussion of hospitality in commercial activities appears as an opportunity to reconstruct this interaction. This article aims to theoretically discuss the concepts of hospitality in the context of various service retail establishments. From a bibliographical research, involving reference books and articles published in journals, it was observed that the literature approaches the concepts when it is related to services and intangibility. Both Hospitality and Retail have specific elements that distinguish the concepts, the approximation happens when the service and intangibility are related, through inseparability, heterogeneity and perishability. It was concluded that hospitality strategies are used in service retail, as people play different roles according to established standards. Hospitality emerges as responsible for the constitution and maintenance of the created relationships. These interactions can be analyzed through the lens of hospitality, which allow for a better understanding of the characteristics of the environment and employees that can influence the customer's perception.

KEYWORDS

Tourism; Hospitality; Retail; Service.

AUTORIA

Auhana Nardini Margutti – Mestre em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi. http://lattes.cnpq.br/8638577538429465. E-mail: auhana.nardini@yahoo.com.br

Roseane Barcellos Marques – Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (FGV-SP) e Mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). http://lattes.cnpq.br/7646561918886612.  E-mail: roseanebmarques@yahoo.com.br

 

Biografia do Autor

Auhana Nardini Margutti, Universidade Anhembi Morumbi

Mestre em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi

Roseane Barcellos Marques, ECA/USP

Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (FGV-SP) e Mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

Referências

Benveniste, E. (1995). O vocabulário das instituições indo-européias: economia, parentesco, sociedade. Campinas: Unicamp.

Blain, M., & Lashleu, C. (2014). Hospitableness: the new service metaphor? Developing an instrument for measuring host. Research in Hospitality Management, 4(1-2,) 1-8. Link

Camargo, L. (2004). Hospitalidade. São Paulo: Aleph.

Camargo, L. (2015). Os interstícios da hospitalidade. Revista Hospitalidade, 12(n. especial), 42-69. Link

Chon, K., & Sparrowe, R. (2003). Hospitalidade: conceitos e aplicações. São Paulo: Thomson.

Faltin, A. O. & Gimenes-Minasse, M. H. (2019) Comensalidade na hospitalidade e na convivialidade: um ensaio teórico. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 11(3), 634-652. Link

Faria, I., & Torres, R. (2015). Hospitalidade no varejo de moda feminina na cidade de São Paulo. Revista Hospitalidade, 12(n. especial), 298-323, Link.

Fausto, B. (1998). História do Brasil. São Paulo: Edusp.

Godbout, J., & Caillé, A. (1999). O espírito da dádiva. Rio de Janeiro: FGV.

Gonçalves, M. (1999). Introdução a turismo e hotelaria. São Paulo: Senac.

Gotman, A. (2009). O comércio da hospitalidade é possível? Revista Hospitalidade, 6(2), 3-27. Link

Grinover, L. (2002). Hospitalidade: um tema a ser reestudado e pesquisado. In: C. M. Dias (Org.) (2002). Hospitalidade: reflexões e perspectivas. São Paulo: Manole.

Kotler, P. (2000). Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall.

Las Casas, A. (2004). Marketing de varejo. São Paulo: Atlas.

Lashley, C. (2015). Hospitalidade e hospitabilidade. Revista Hospitalidade, 12, (n. especial), 70-92. Link

Lashley, C. (2004). Para um entendimento teórico. In: C. Lashley, & A. Morrison (Org.) (2004). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. (pp. 1-24). São Paulo: Manole.

Lashley, C., Lynch, P., & Morrison, A. (2007). Hospitality: a social lens. Amsterdam: Elsevier.

Levy, M., & Weitz, B. (2000). Administração de varejo. São Paulo: Atlas.

Lockwood, A., & Jones, P. (2004). Administração das operações de hospitalidade. In: C. Lashley, & A. Morrison (Org.). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. (pp. 223-249). São Paulo: Manole.

Mattar, F. (2011). Administração de varejo. Rio de Janeiro: Elsevier.

Marcondes, R., & Pires, J. (2011). História do comércio no Brasil. In: E. Merlo, E. (Org.). Administração de Varejo (pp. 18-33). Rio de Janeiro: LTC.

Meneghetti, F.K. (2011). O que é um ensaio-teórico? Revista Administração Contemporânea, 15(2), 320-332. Link

Mulhern, F. J. (1997). Retail marketing: from distribution to integration. International Journal of Research in Marketing, 14(2), 103-124, Link

Mullins, L. J. (2001). Gestão da hospitalidade e comportamento organizacional. Porto Alegre: Bookman.

O'Gorman, K. D. (2007). Dimensions of hospitality: exploring ancient and classical origins. In: C. Lashley, C., A. Morrison, & P. Lynch (Eds.) (2007). Hospitality: a social lens. Amsterdam: Elsevier.

Parente, J. (2000). Varejo no Brasil. São Paulo: Atlas.

Pizam, A., & Tasci, A. (2019). Experiencescape: expanding the concept of service with a multi-stakeholder and multi-disciplinary approach. International Journal of Hospitality Management, 76, 25-37. Link

Pitt-Rivers, J. (2012). The law of hospitality. HAU: Journal of Ethnographic Theory, 2(1), 501–517. Link.

Powers, T., & Barrows, C. W. (2004). Administração no setor de hospitalidade: turismo, hotelaria, restaurante. São Paulo: Atlas.

Prasad, N. R., & Seshanna, S. (2015). Retail Management. Nova Déli: McGraw Hill Education.

Rocha, A. B. V. (2018). A experiência de compra do consumidor popular no varejo de moda. Anais... Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo. São Paulo, SP, Brasil. Link

Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo - SBVC (2018). O papel do varejo na economia brasileira. Link

Tasca, J. E., Ensslin, L., Enssilin, S. R., & Alves, M. B. M. (2010). An approach for selecting a theoretical framework for the evaluation of training programs. Journal of European Industrial Training, 34, 631-655, 2010. Link

Tasci, A., & Semrad, K. (2016). Developing a scale of hospitableness: a tale of two worlds. International Journal of Hospitality Management, 53, 30-41. Link

Telfer, E. (2004). A filosofia da ‘hospitalidade’. In: C. Lashley, A. Morrison (Org) (2004). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. (pp. 53-78). Manole: Barueri.

Varotto, L. (2018). Varejo no Brasil: resgate histórico e tendências. Revista Brasileira de Marketing - REMark, 17(3), 429-443. Link

Walker, J. R. (2002). Introdução à hospitalidade. Barueri, SP: Manole.

Zeithaml, V., Parasuraman, A., & Berry, L. (1985). Problems and strategies in services marketing. Journal of Marketing, 49(2), 33-46. Link

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

Margutti, A. N., & Marques, R. B. (2022). Hospitalidade e Varejo: Um Ensaio Teórico / Hospitality and Retail: A Theoretical Essay. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 14(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/10017

Edição

Seção

Dossie Hospitalidade