INTERDISCIPLINARIDADE NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: RELAÇÕES ENTRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM, ABORDAGENS DA HFSC E INSTRUMENTOS DIDÁTICOS. UMA ANÁLISE DO ENPEC 2015.

Autores

  • Diogo da Silva Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina.
  • Felipe Patron Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina.
  • Irinéa de Lourdes Batista Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina.

Resumo

Faz-se importante, investigações continuas dos saberes docentes e construções de abordagens didáticas interdisciplinares, podendo conectar aspectos históricos, filosóficos e sociológicos da ciência (HFSC), epistêmicos e teórico didáticos, promovendo a alfabetização científica. Por meio de palavras chaves que remetem a instrumentos didáticos, foram selecionados 04 trabalhos de um total de 62 participantes do Encontro Nacional em Pesquisa no Ensino de Ciências ENPEC do ano de 2015, apurou-se abordagens HFSC direcionadas para o ensino básico, em seguida analisado se o trabalho como tal apresenta em sua construção ou no desenvolvimento a relação explícita ou implícita da abordagem HFSC ao recurso didático aliado a alguma teoria de aprendizagem.Evidenciaram-se poucas propostas de práticas de ensino e aprendizagem no ENPEC de 2015 que poderiam ser mediadas como propostas didáticas, nesta composição, envolvendo abordagens da HFSC, fundamentação em uma teoria de aprendizagem aliado a um instrumento didático.

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Publicado

2018-12-22

Como Citar

Silva, D. da, Patron, F., & Batista, I. de L. (2018). INTERDISCIPLINARIDADE NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: RELAÇÕES ENTRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM, ABORDAGENS DA HFSC E INSTRUMENTOS DIDÁTICOS. UMA ANÁLISE DO ENPEC 2015. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 3(6), 33–37. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/6912

Edição

Seção

Artigos de Revisão