INTERDISCIPLINARIDADE NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: RELAÇÕES ENTRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM, ABORDAGENS DA HFSC E INSTRUMENTOS DIDÁTICOS. UMA ANÁLISE DO ENPEC 2015.

Autores/as

  • Diogo da Silva Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina.
  • Felipe Patron Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina.
  • Irinéa de Lourdes Batista Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina.

Resumen

Faz-se importante, investigações continuas dos saberes docentes e construções de abordagens didáticas interdisciplinares, podendo conectar aspectos históricos, filosóficos e sociológicos da ciência (HFSC), epistêmicos e teórico didáticos, promovendo a alfabetização científica. Por meio de palavras chaves que remetem a instrumentos didáticos, foram selecionados 04 trabalhos de um total de 62 participantes do Encontro Nacional em Pesquisa no Ensino de Ciências ENPEC do ano de 2015, apurou-se abordagens HFSC direcionadas para o ensino básico, em seguida analisado se o trabalho como tal apresenta em sua construção ou no desenvolvimento a relação explícita ou implícita da abordagem HFSC ao recurso didático aliado a alguma teoria de aprendizagem.Evidenciaram-se poucas propostas de práticas de ensino e aprendizagem no ENPEC de 2015 que poderiam ser mediadas como propostas didáticas, nesta composição, envolvendo abordagens da HFSC, fundamentação em uma teoria de aprendizagem aliado a um instrumento didático.

Publicado

2018-12-22

Cómo citar

Silva, D. da, Patron, F., & Batista, I. de L. (2018). INTERDISCIPLINARIDADE NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: RELAÇÕES ENTRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM, ABORDAGENS DA HFSC E INSTRUMENTOS DIDÁTICOS. UMA ANÁLISE DO ENPEC 2015. Revista Interdisciplinaria De Ciencias Aplicadas, 3(6), 33–37. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/6912

Número

Sección

Artículos de Revisión