Docência e Ousadia: PIBID entre o mundo de cá e o mundo de lá
Resumo
Entre Mundo de cá e Mundo de lá, esse artigo resulta de um movimento de reflexão sobre as vivências da docência na escola pública por bolsistas de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A iniciação à docência exigiu das acadêmicas do Curso de Pedagogia o desprendimento de velhas práticas pedagógicas para atuar com ousadia. O período de análise foram os anos de 2014 a 2018 pois considerou-se a abrangência de quatro anos de atuação das bolsistas junto a turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Escola Municipal de Ensino Fundamental de Caxias do Sul. Constituiu-se um conceito de identidade do bolsista de iniciação à docência chamado Ser Pibidiano, a partir das categorias de análise que emergiram das vivências compostas por ousadia, ressignificação de práticas escolares e exigência da reflexão teórica. O PIBID mostrou-se como um caminho e uma estratégia ousada para vencer barreiras da organicidade da formação dos profissionais da educação, incluindo assegurar um fluxo de ideias e de estratégias pedagógicas inovadoras chegando mais rápido às escolas.Downloads
Publicado
2018-03-22
Como Citar
Welter, C. B. (2018). Docência e Ousadia: PIBID entre o mundo de cá e o mundo de lá. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 3(5), 48–50. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/6092
Edição
Seção
Comunicação Curta
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.