Docência e Ousadia: PIBID entre o mundo de cá e o mundo de lá
Resumen
Entre Mundo de cá e Mundo de lá, esse artigo resulta de um movimento de reflexão sobre as vivências da docência na escola pública por bolsistas de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A iniciação à docência exigiu das acadêmicas do Curso de Pedagogia o desprendimento de velhas práticas pedagógicas para atuar com ousadia. O período de análise foram os anos de 2014 a 2018 pois considerou-se a abrangência de quatro anos de atuação das bolsistas junto a turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Escola Municipal de Ensino Fundamental de Caxias do Sul. Constituiu-se um conceito de identidade do bolsista de iniciação à docência chamado Ser Pibidiano, a partir das categorias de análise que emergiram das vivências compostas por ousadia, ressignificação de práticas escolares e exigência da reflexão teórica. O PIBID mostrou-se como um caminho e uma estratégia ousada para vencer barreiras da organicidade da formação dos profissionais da educação, incluindo assegurar um fluxo de ideias e de estratégias pedagógicas inovadoras chegando mais rápido às escolas.Descargas
Publicado
2018-03-22
Cómo citar
Welter, C. B. (2018). Docência e Ousadia: PIBID entre o mundo de cá e o mundo de lá. Revista Interdisciplinaria De Ciencias Aplicadas, 3(5), 48–50. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/6092
Número
Sección
Comunicaciones Cortas
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors keep the copyright and cede to the journal the right of publishing first. Published works are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.