Contribuições das práticas de leitura e escrita do PIBID na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara, de Bento Gonçalves

Autores

  • Odete Maria Benetti Boff Universidade de Caxias do Sul

Resumo

As propostas desenvolvidas pelo Suprojeto do PIBID Letras UCS/CARVI sustentaram-se na perspectiva que compreende a língua portuguesa situada em contextos interacionais. Na escola isso decorre das atividades de leitura, análise, refexão e produção de gêneros textuais variados e que circulam na socidade. Essa visão é sustentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais que preconizam o ensino como interação social. As práticas foram desenvolvidas com os alunos do ensino médio da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, de Bento Gonçalves. As ações enfocaram unidades de trabalho voltadas para o estudo dos seguintes gêneros textuais: crônica, artigo de opinião e dissertação escolar. Observou-se uma qualificada evolução das acadêmicas em suas experiências de iniciação à docência, avanços no interesse dos alunos atingidos para ler e produzir textos, bem como num singular alcance dos professores da área de linguagens na instituição em foco, na medida em que buscaram saberes para melhorar suas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Odete Maria Benetti Boff, Universidade de Caxias do Sul

Curso de Letras Português

Subprojeto Letras Português CARVI/PIBID/UCS

Downloads

Publicado

2018-03-22

Como Citar

Boff, O. M. B. (2018). Contribuições das práticas de leitura e escrita do PIBID na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara, de Bento Gonçalves. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 3(5), 34–36. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/6088